Início Plantão Rio Comunidades pacificadas no Viradão Esportivo

Comunidades pacificadas no Viradão Esportivo

As Unidades de Polícia pacificadora (UPPs) entraram neste sábado (13/11) para o roteiro oficial do Viradão Esportivo do estado do Rio de Janeiro.
A segunda edição do evento, este ano com previsão de 4 milhões de participantes em diversos municípios, terá 33 horas ininterruptas de atividades esportivas gratuitas, tendo como tema central a Educação. Os moradores das comunidades do Andaraí, Borel, Providência, Dona Marta e Cidade de Deus terão acesso a diversas opções, como torneios de futebol, aulas de hidroginástica e capoeira, dentre outras, neste sábado e domingo.
 
O Viradão Esportivo, realizado pela Cufa (Central Única das Favelas), com promoção da TV Globo Rio, foi aberto oficialmente no Cristo Redentor pelo ministro do Esporte, Orlando Silva, que falou sobre a importância de se intensificar as atividades esportivas dentro das escolas.
 
– No Brasil, nosso desafio central é interligar cada vez mais o esporte e a educação. Os países mais importantes do mundo têm o esporte dentro da escola. Este é o alerta que o Viradão faz. É um desafio para o próximo período – afirmou o ministro.
 
Orlando Silva também falou sobre a importância das UPPs na conquista carioca dos Jogos de 2016.
– O trabalho das UPPs encantou a comunidade internacional. Os membros do Comitê Olímpico Internacional, quando estiveram na cidade, conheceram algumas comunidades pacificadas e se encantaram. É mais uma demonstração de que segurança é sinônimo de cidadania – afirmou.
A secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, também presente ao evento, disse que as 33 horas de energia demonstram que o esporte pode fazer melhores cidadãos.
 
– O Rio de Janeiro, desde que ganhou os Jogos Olímpicos, vem mostrando como o esporte faz a diferença. Até 2016, nosso objetivo é que o Viradão entre para o calendário oficial esportivo do país; e o Rio terá papel importante nesse processo – destacou.
 
O coronel Robson Rodrigues também esteve presente à abertura do evento, que contou com Nega Gizza, da Cufa, como a mestre de cerimônia. Já os atletas brasileiros de judô Flavio Canto, Leandro Guilheiro, Luciano Correa, João Gabriel, Rafael Silva, Thiago Camilo e Carlos Honorato fizeram uma exibição junto com 30 crianças do projeto Rio 2016, do Governo do Estado.
 
O encerramento do Viradão Esportivo, no domingo, a partir 17h, será no Piscinão de São Gonçalo, com show do grupo Revelação, do MC Buchecha e do grupo Piscilata, formado por crianças.

Fonte: Governo do Rio