Início Plantão Rio Concurso Comida di Buteco

Concurso Comida di Buteco

Junho de 2010 é mês de Copa. E de cozinha também! Pelo menos para os cariocas, que terão um motivo a mais, além dos jogos do Brasil, para se mobilizarem em torno de uma boa mesa de bar. Enquanto os 32 países classificados para o maior evento do futebol mundial se enfrentam nos gramados da África Sul, aqui no Rio os 31 melhores botequins da cidade disputarão os prêmios da terceira edição do concurso Comida di Buteco, que acontece desta sexta-feira (28/5) até o dia 27 de junho na cidade.
 
A diferença entre as duas "competições" é que no Rio de Janeiro não haverá perdedores. Com o evento, todo mundo ganha, uma vez que o Comida di Buteco tem como objetivo principal resgatar e promover a culinária de raiz. E nesse quesito, a novidade da edição deste ano é de dar água na boca: todos os petiscos concorrentes são inéditos e exclusivos, desenvolvidos pelos estabelecimentos especialmente para o festival.
 
Para fazer parte dessa festa, não precisa ser convocado. Basta ir a um dos botecos participantes, comer o petisco e dar a sua nota. Você tem acesso à lista dos “convocados” através do site: www.comidadibuteco.com.br Como já ocorreu nos últimos anos, o ganhador sai de uma decisão compartilhada entre o julgamento popular e os votos de um júri de especialistas. Para ser eleito o MELHOR BOTECO o estabelecimento deve zelar pelo atendimento, temperatura da bebida e higiene. O peso de cada voto é o seguinte: 70% para o petisco concorrente, 10% para o atendimento, 10% para a bebida e 10% para a higiene do local.
 
Assim como no futebol, a democracia se institui de fato no boteco. Entendendo e valorizando o botequim, como um dos mais importantes espaços da sociabilidade do brasileiro, o mote da campanha do CdB esse ano é uma declaração de amor ao boteco. Da zona sul ao subúrbio, as torcidas misturam raças, crenças, diferenças sociais, no botequim e no campo. Com o slogan “Em cada coração bate um buteco, em cada buteco batem vários corações” a Free Produções, realizadora do evento, que tem apoio do Governo do Estado, pretende mobilizar torcidas, superando o número de mais de 200 mil pessoas que visitaram os 31 concorrentes de 2009. Ano de copa, ano de boteco! A culinária será o tempero especial desse campeonato para quem for assistir aos jogos nos estabelecimentos participantes.
 
– Acredito que o Comida di Buteco seja mais que um concurso gastronômico. Ele é um fenômeno sociológico que deveria ser estudado de perto, pois movimenta economicamente toda a cadeia produtiva do setor, agregando qualidade ao serviço, gerando novos postos de trabalho e maior receita para os estabelecimentos envolvidos – afirma Maria Eulália Araújo, uma das realizadoras do concurso.
 
Nascido 11 anos atrás em Belo Horizonte, o concurso é um dos mais importantes eventos do calendário da gastronomia nacional, com repercussão em todo o país e no exterior.
O evento já atingiu proporções nacionais e esse ano a agenda do Comida di Buteco envolve as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia e ainda as cidades: Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto ( SP ), Além de Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas e Uberlândia ( MG ).

Fonte: Governo do Rio