Início Plantão Rio Concurso de ideias escolhe projeto para MIS

Concurso de ideias escolhe projeto para MIS

Sete dos mais importantes escritórios de arquitetura do Brasil e do mundo estão no Rio para participar do concurso de ideias, aberto para escolher o partido arquitetônico do novo Museu da Imagem e do Som. O projeto é fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Fundação Roberto Marinho e tem como um de seus objetivos tornar o MIS um ícone arquitetônico, de projeção nacional e internacional, para a cidade do Rio de Janeiro. O Museu será construído em um dos endereços mais importantes da cidade – a Av. Atlântica, em Copacabana – e deve se tornar o Museu da identidade carioca, caracterizada pela produção artística.

O novo MIS será – além de um centro de memória, conservação e estudos já consagrado – um Museu de fato. Seu acervo será exibido de forma moderna, fazendo uso de novas mídias e da mais alta tecnologia, e interativa, com a intenção de encantar seus visitantes.

Os critérios utilizados para avaliar os projetos são: inovação e originalidade tecnológica e estética; adequação física e estética ao local; atendimento aos parâmetros estabelecidos no programa funcional; exequibilidade do projeto e atendimento aos parâmetros de sustentabilidade, tais como eficiência energética e do uso de água, e acessibilidade universal, ou seja, facilidade de acesso para todos os usuários e portadores de deficiência.

Os escritórios participantes são:

BRASILEIROS

Brasil Arquitetura

Escritório fundado em 1979 por Francisco de Paiva Fanucci, Marcelo Carvalho Ferraz e Marcelo Suzuki, arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP. Realiza projetos de arquitetura, urbanismo, recuperação e restauro e desenho industrial para os mais diversos setores de atividade: residências e conjuntos residenciais, lojas, restaurantes, indústrias, edifícios para lazer e de uso público/institucional.

Isay Weinfeld Arquitetura

Weinfeld formou-se em 1975 pela FAU/Machenzie, instituição onde lecionou, na cadeira de teoria da arquitetura. É autor de projetos de arquitetura e interiores premiados pelo IAB/SP. Assina também trabalhos expográficos e cenográficos, design de mobiliário, direção de arte de espetáculos e direção cinematográfica.

Foi responsável pelo projeto arquitetônico da montagem da exposição “BMW – Art Car Collection”, em 1994 no MASP (SP) e no MAM (Rio). Em 2009, ganhou o prêmio MIPIM AR Future Projects Awards, em Cannes (França), pelo Edifício 360º (SP).

Bernardes & Jacobsen Arquitetura

O escritório firmou-se nas décadas de 80 e 90, tem como sócios Thiago Bernardes, filho de Cláudio e neto de Sergio Bernardes, e Paulo Jacobsen, parceiro dos Bernardes em suas três gerações. Juntos, eles se dividem entre o Rio e São Paulo e comandam um equipe com mais de 20 arquitetos, desenvolvendo uma arquitetura simples e ao mesmo tempo arrojada, que acontece de dentro para fora, valorizando o espaço, os detalhes, a transparência e luminosidade. Na bagagem, eles têm mais de 1.000 projetos desenvolvidos, entre residências, lojas, restaurantes, escritórios, empresas, condomínios, resorts, entre outros empreendimentos.

Seus projetos mais representativos talvez sejam aqueles em que aprofundam um high-tech tropical, sem dúvida que estimulados por Sergio Bernardes, um dos poucos arquitetos de seu tempo a explorar o uso do aço em um país conhecido pelo recurso do concreto.

Tacoa Arquitetos

Rodrigo Cerviño Lopez, formado pela FAU/USP em 2001, é um sócio do escritório Tacoa Arquitetos, constituído em 2005. Além da arquitetura, trabalha na área de design gráfico. Responsável pelo projeto arquitetônico da Galeria de Arte Adriana Varejão no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Brumadinho (MG), que recebeu o Prêmio Rino Levi Ex Aequo 2008, do Instituto de Arquitetos do Brasil, em São Paulo.

Inaugurada em março de 2008, a galeria é um espaço concebido para receber as obras da artista, que participou da conceituação do projeto arquitetônico. O prédio foi especialmente planejado para receber as obras "Celacanto Provoca Maremoto" (2004-2008), "Linda do Rosário" (2004), "O Colecionador" (2008), "Panacea Phantastica" (2003-2008) e "Passarinhos – de Inhotim a Demini" (2003-2008). O edifício tem 477 m2 e se assemelha a uma caixa fechada de concreto, que balança sobre a entrada e cobre um espelho d´água que reflete a paisagem ao redor.

ESTRANGEIROS

Shigeru Ban

Arquiteto japonês que se tornou mundialmente conhecido por criar obras com materiais leves e ecológicos. Recentemente, ele inaugurou mais uma de suas obras, uma ponte sobre o rio Gardon, na França. Entre os seus trabalhos, destacam-se o Pavilhão da Expo 2000, o Centro Pompidou.

Daniel Libeskind

Arquiteto naturalizado americano em 1965. A sua arquitetura usa uma linguagem de ângulos imponentes, geometrias que se intersectam, fragmentos, vazios e linhas picadas em uma forma exuberante. Foi arquiteto de diversos museus e galerias, incluindo o Museu Judaico de Berlim, o Museu Feliz Nussbaum, em Osnabruck e o Imperial War Museum North, em Manchester.

Diller Scofidio + Renfro

É um escritório localizado em Nova Iorque, fundado por Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio. Particularmente conhecidos por sua abordagem interdisciplinar à arquitetura, foram os primeiros arquitetos a ganhar o Prêmio MacArthur. Em 2004, Charles Renfro firmou uma parceria com eles.

Elizabeth Diller permaneceu no mundo acadêmico, e atualmente leciona na Princeton University. Charles Renfro é professor da Columbia University e Rice University, enquanto Ricardo Scofidio foi recentemente nomeado professor emérito da Cooper Un ion. Obras importantes: Blur Building – Expo Internacional 2002 (Suíça – 1998-2002), The Brasserie – ( EUA – 1998-2000), Eyebeam Institute ( EUA – 2001-2006), Institute of Contemporary Art ( EUA – 2004-2006) com Charles Renfro, Lincoln Center ( EUA – 2009) 

Fonte: Governo do Estado do Rio