Início Plantão Rio Concurso para professor terá prova discursiva e curso de formação

Concurso para professor terá prova discursiva e curso de formação

O Governo do Estado lançou novidades no processo seletivo para professores da rede estadual de ensino. A partir do próximo concurso, os candidatos deverão fazer, além da habitual prova objetiva, um exame discursivo, abordando as disciplinas específicas referentes ao cargo.

 

 

 

Os aprovados nesta primeira fase também terão que passar por um curso de formação de 80 horas, com duração de duas semanas. A capacitação abrangerá técnicas de aperfeiçoamento da prática de ensino, uso de tecnologias em sala de aula para estimular o aprendizado, planejamento de aulas, noções de avaliações, ferramentas pedagógicas e utilização do currículo mínimo. No fim, serão avaliados por uma banca de especialistas que testará as aptidões e o desempenho do professor em sala de aula.

 

 

 

O edital da próxima seleção está previsto para ser publicado no fim deste mês. A expectativa é que sejam oferecidas 2,5 mil novas vagas de docentes para todas as disciplinas, como Português, Matemática, Geografia, História, Física e Inglês.

 

 

 

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Educação, Antoine Lousao, o aperfeiçoamento dos métodos de seleção vai contribuir para trazer para a rede estadual professores ainda mais qualificados.

 

 

 

“A Secretaria de Educação tem feito investimentos importantes para melhorar a formação e a condição de trabalho dos professores e tornar a carreira mais atrativa. Mas precisamos também aperfeiçoar o método de seleção, atraindo profissionais competentes e qualificados. Existem professores que têm completo domínio de suas disciplinas, mas que carecem de metodologia de planejamento e organização de aulas e possuem pouca didática. Nesse sentido, o curso de formação é inovador porque vai ajudar a capacitar bons profissionais ainda no processo seletivo”, explicou Lousão.

 

GOVERNO DO RIO