Início Plantão Barra Condomínios não se conectaram à Elevatória

Condomínios não se conectaram à Elevatória

Os condomínios localizados no entorno da Sub-bacia Lagoa da Tijuca têm 60 dias para se conectar à elevatória inaugurada em abril de 2010, a partir da notificação da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), sob pena de pesadas multas. No entanto, alguns se recusam a fazer a conexão para não pagar taxa de esgoto à empresa, é o que afirma o deputado estadual Carlos Minc.

De acordo com Minc, o saneamento da Barra e Jacarepaguá era uma antiga reivindicação de moradores, ambientalistas e empresários do bairro. “O Governo Estadual destinou integralmente os recursos do Fecam para o meio ambiente e saneamento, e a Cedae, com o apoio da Secretaria Estadual de Ambiente, concluiu a Estação de Tratamento de Esgoto com nove elevatórias e suas conexões”, comenta. Foram investidos cerca de R$ 250 milhões em três anos e meio de obras.

“No passado, vários condomínios se queixavam de pagar duas vezes pelo mesmo serviço: para as suas miniestações compactadas e para a Companhia. Com as elevatórias, os tubos estão passando na porta deles e muitos estão se recusando a fazer a ligação”, pontua. O deputado estadual criou e o Governo Estadual decretou ato que determina a ligação obrigatória. “Casos como o do Barra Shopping, que perdeu o prazo e foi notificado, serão acompanhados de perto pela Comissão do Cumpra-se”, afirma. Segundo Minc, outros condomínios podem estar na mesma situação.

A Estação Elevatória de Esgotos da Sub-bacia Lagoa da Tijuca foi inaugurada em 12/4, com investimentos de R$ 36 milhões, oriundos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental). O sistema está capacitado para receber e transportar para a Estação de Tratamento da Barra o equivalente a 31,5 milhões de litros de esgoto por dia. Na ocasião, o presidente da Cedae, Wagner Victer, informou que o Ministério Público iria fiscalizar a ligação dos condomínios à rede da companhia e aqueles que não se conectarem serão autuados por crime ambiental.

Consultada pela nossa reportagem sobre a situação dos condomínios que ainda não efetivaram a ligação à elevatória, a Cedae não quis se manifestar.

Fonte: Margareth Santos