A África do Sul vai sediar a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em 2011. O anúncio foi feito pela presidente do encontro em Copenhague, a dinamarquesa Connie Hedegaard. A próxima conferência, em 2010, será realizada no México. Em 2012, o encontro ocorrerá em um país asiático ainda não definido. As informações são da agência portuguesa Lusa.
Até o próximo dia 18, negociadores de mais de 190 países têm a difícil missão de chegar a um consenso sobre o novo acordo climático para complementar o Protocolo de Quioto depois de 2012.
O desafio inclui a conciliação de interesses de países ricos e nações em desenvolvimento para chegar a níveis de redução de emissões de gases de efeito estufa que evitem o colapso climático do planeta.
Também está em jogo a definição de um mecanismo para compensar a redução de emissões pelo desmatamento de florestas e dos valores do financiamento dos países ricos para os que os mais pobres se adaptem às consequências da mudança do clima, conta que até agora não está fechada.
Fonte: Agência Brasil