Início Plantão Brasil Confiança da indústria brasileira aumenta

Confiança da indústria brasileira aumenta

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,2% entre fevereiro e março deste ano, passando de 76,2 para 77,9 pontos, o maior nível dos últimos quatro meses. No entanto, ainda longe dos números anteriores ao agravamento da crise financeira, segundo pesquisa divulgada hoje (31/03) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
De acordo com a FGV, este foi o terceiro mês consecutivo de elevação do ICI a partir dezembro de 2008, quando, como consequência do agravamento da crise global, caiu para 74,7 pontos.
Apesar da gradual recuperação, a confiança do setor industrial na economia ainda está mais de 40 pontos abaixo do nível de agosto passado (119,2 pontos), antes de os efeitos da crise serem sentidos no Brasil.
O relatório da FGV revela que o nível deste indicador ainda se encontra baixo em termos históricos, sinalizando um ritmo fraco de atividade industrial. Apesar disso, a pesquisa destaca como positivo o fato de o resultado deste mês ter sido determinado por um conjunto mais abrangente de gêneros industriais.
A pesquisa de março mostrou avanços tanto no Índice de Situação Atual (ISA, que mede a opinião da indústria frente à conjuntura econômica), quanto no Índice de Expectativas (IE, que reflete o que o setor industrial espera para os próximos seis meses).
O ISA subiu de 77,8 pontos em fevereiro para 79,5 pontos em março, enquanto que o IE foi de 74,6 pontos para 76,3 pontos no mesmo período. Ambos atingiram seus maiores níveis desde novembro passado.
Entre as 1.066 empresas pesquisadas, 11,9% delas considera o nível atual de demanda como forte, ao contrário dos 4% em fevereiro. A quantidade de companhias que avaliam tal nível como fraco também aumentou, em menor proporção, de 36,3% para 40,1%.
Em relação aos meses de março, abril e maio, 27,7% das empresas dizem esperar aumento da produção contra 25,4% em fevereiro e 17,7% esperam redução (27,1% no mês anterior).

 

Fonte: FGV