Início Plantão Barra Confira atrações cinematográficas para celebrar o Dia Nacional do Cinema Nacional no...

Confira atrações cinematográficas para celebrar o Dia Nacional do Cinema Nacional no RJ

 

Na terça (19/6), é celebrado o Dia Nacional do Cinema, data que marca a primeira filmagem feita do Brasil pelo cinegrafista italiano Affonso Segretto, em 1898. Para celebrar o dia, a Secretaria Municipal de Cultura divulgou uma programação voltada para quem gosta de cinema.
 
 
Veja abaixo os dias e horários das atrações cinematográficas pela cidade:
 
 
> A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá exibe o filme “A Carta” durante o projeto Cinema na Lona, que acontece em 22 de junho, às 15h (classificação: livre). A Lona Cultural Municipal Sandra de Sá fica na Estrada do Guandu, Rua 12, quadra 19, em Santa Cruz.
 
 
> O Cineclube Subúrbio em Transe realiza sessões cineclubista toda última quinta-feira do mês, às 19h, na Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre. Após a exibição do filme, acontecem debates com convidados. A entrada é gratuita. Avenida São Félix 601, em Vista Alegre.
 
 
> A Arena Carioca Dicró (Penha Circular) exibe filmes todos os domingos, às 10h30. O próximo será a animação “Zé Colmeia – O Filme”, em 24 de junho, às 10h30. A entrada é gratuita. Rua Flora Lôbo 184, Penha Circular.
 
 
> O Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Castelinho do Flamengo – apresenta filmes às terças-feiras, às 17h, com histórias de esportistas ou acontecimentos relacionados ao esporte que marcaram a história na programação do Cine Castelinho.
 
 
Nesta terça (19/6) será exibido o longa metragem “A História de uma Lenda”, sobre o grande ídolo do beisebol Jackie Robinson, o primeiro negro a quebrar a barreira da cor e participar da liga profissional norte-americana. A programação encerra no dia 26 de junho com o filme “Harlen Globe Trotters – O time que mudou o mundo”, documentário acompanha a história deste time dos sonhos que venceu preconceitos e barreiras. A entrada é gratuita. Praia do Flamengo 158, Flamengo. Telefone: 2205-0655.
 
 
> O Memorial Getúlio Vargas recebe o I Seminário de Cinema Brasileiro para a Web no próximo dia 20 de junho, das 8h30 às 17h. O evento, organizado pelo Canal O Cubo, pretende refletir sobre produção, distribuição e regulação do audiovisual em iniciativas digitais. O seminário tem como objetivo ser um ambiente de troca de experiências e incentivo à cultura da participação no audiovisual, principalmente em mídia livre, e é voltado a produtores independentes do audiovisual, gestores de pontos de cultura em mídia livre, pesquisadores, mestrandos e estudantes do audiovisual.
 
 
A programação conta com a participação de especialistas em novos modelos de direitos autorais na internet (Eduardo Magrani) e regulação do vídeo sob demanda (VoD) no Brasil (Ronaldo Palliscy); representantes de festivais de cinema voltados à web (RioWebFest) e a produção independente (Fica.VC); e representantes de plataformas e canais digitais que tem novas tecnologias (Paratii), a diversidade (Drag-se) e o cinema (Lully de Verdade) em seus cotidianos.
 
 
O Memorial Getúlio Vargas fica na Praça Luís de Camões, s/nº, na Glória.
 
 
Mais informações: [email protected] ou 3734-4326.