Início Plantão Rio Congresso de Neoplasia Trofoblástica Gestacional

Congresso de Neoplasia Trofoblástica Gestacional

Começa nesta quarta (19/8) e vai até sábado (22/8) a 14ª edição do Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional, no Rio de Janeiro. Tema de doença recorrente no Brasil, especialmente em classes sociais mais baixas, o assunto ainda é pouco conhecido. Dados estimam que 20 mil pacientes por ano, no mundo, necessitem de quimioterapia contra a doença e este número pode chegar a 40 mil mulheres por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nos últimos anos, 43% dos casos eram de mulheres que vivem na capital do Rio, enquanto 57% provinham de outras cidades (Baixada Fluminense 50%, Região dos Lagos 18%, Niterói e adjacências 12% e Médio Paraíba 5%). A doença ameaça uma entre 100 mulheres grávidas no Rio de Janeiro, especialmente de classes sociais mais baixas, com idade reprodutiva, mas principalmente aquelas com idade superior a 45 anos ou inferior a 18 anos.

Para falar sobre este tema, especialistas renomados nacionais e internacionais foram convidados para o evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Neoplasia Trofoblástica Gestacional, com apoio da FAPERJ (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Entre os conferencistas, Ernest Kohorn, professor da Universidade de Yale, nos EUA e um dos maiores oncologistas em atividade, que apresentará um cenário mundial sobre a Neoplasia Trofoblástica Gestacional.

Na programação do Congresso estão incluídas conferências como “50 anos de Neoplasia Trofoblástica Gestacional no Brasil”, “Balanço mundial sobre a doença no mundo”, “Prevenção, diagnóstico e tratamento da NTG” e “Comunidades femininas na web e doença trofoblástica gestacional”.

– O congresso é uma excelente oportunidade de atualização e de troca de informações sobre uma doença social freqüente, de fácil diagnóstico, porém muitas vezes diagnosticada, tratada e até acompanhada de maneira incorreta quando fora de centros especializados – enfatiza Dr. Paulo Belfort, presidente da Sociedade Brasileira de Neoplasia e um dos organizadores do Congresso.
Ele calcula que já atendeu mais de cinco mil pacientes vítimas da doença na 33ª Enfermaria (Maternidade) da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, centro de referência no Estado, no qual dirige.

O XIV Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional é voltado para capacitação e treinamento de médicos das maternidades estaduais e municipais e para profissionais da área médica.

O endereço do XIV Congresso Brasileiro de Neoplasia Trofoblástica Gestacional é Avenida das Américas, 4200, bloco 3, Edifício São Paulo (auditório da Amil).

 

Fonte: Governo do Rio