Início Plantão Rio Congresso do Hemorio comemora 65 anos do instituto

Congresso do Hemorio comemora 65 anos do instituto

Após o lançamento da nova campanha de rádio para a captação de doadores de sangue, o Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), continuou celebrando seu aniversário de 65 anos. Esta semana foi realizada, do dia 31 de agosto a 2 de setembro, a 40ª edição do tradicional Congresso do Hemorio, que reuniu a Jornada de Hematologia e Hemoterapia; o 12º Encontro de Administração e Qualidade; o 6º Encontro de Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia; e o 2º Encontro Hemorio de Farmácia Hospitalar.

O tema central do evento foi Integralidade. Foram discutidos assuntos de interesse dos diversos especialistas da Rede de Saúde ligados às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) tanto para aperfeiçoamento técnico quanto para atualização das novidades científicas que estão ocorrendo no exterior. O especialista Carlos Chiattone, da Santa Casa de São Paulo, participou de um bate-papo com o tema “Terapias com Alvo Molecular no cenário brasileiro”.

Em sua apresentação, Chiattone mostrou estudos sobre novos medicamentos usados em diversas doenças hematológicas como leucemias e linfomas, a melhoria na sobrevida global com o uso das terapias e um panorama sobre as políticas públicas de saúde para suportar os altos custos das patologias. Também foram discutidos os modelos de gestão e aporte financeiros na área de saúde em países europeus e o papel do médico, do governo e das instituições públicas no importante tema sobre judicialização de medicamentos e tratamentos.

Entre as pautas discutidas no Congresso estavam a doença falciforme, que em 2010 completa 100 anos de descoberta, a segurança transfusional e novos testes, como a Técnica de Amplificação do Ácido Nucléico (NAT, na sigla em inglês), exame que acelera o diagnóstico de doenças transmitidas pelo sangue. O estudo multicêntrico (que é um ensaio nos quais são utilizados protocolos de investigação idênticos em vários locais) do NAT começará a ser realizado no Hemorio ainda este mês.

O Ministério da Saúde empreende esforços desde 2002, para implantar, no Brasil, a realização destes testes, que já são empregados nos EUA e Europa, visando aumentar a segurança do sangue que é transfundido. Apesar de toda amostra de sangue doado ser testada, ainda há um risco por conta da janela imunológica, que é o termo utilizado para designar o período que o organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção.

Um exemplo que justifica a importância do teste NAT é o exame para detecção do HIV. O período para detectar a produção dos anticorpos pelo organismo infectado pelo vírus varia de três a doze semanas. Os exames atuais em hemocentros conseguem detectar o vírus da Aids em um período de 22 dias. Com o NAT, esse período cai para 7 dias. Já o vírus da hepatite C, que pode levar até 70 dias para ser descoberto nos testes atuais, será detectado em até 20 dias.

O Encontro de Farmácia Hospitalar abordou a Integralidade e Judicialização da Assistência Farmacêutica e o Ensino e Pesquisa em Atenção Farmacêutica no Âmbito do SUS.

Fonte: Governo do Rio