Início Plantão Barra Consessão no uso das casas do Curupaiti

Consessão no uso das casas do Curupaiti

O Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Habitação, o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro e apoio do RIOSOLIDARIO – Obra Social do Rio de Janeiro, faz a entrega do termo de promessa de concessão de uso das casas aos moradores da Comunidade Hospital Colônia Curupaiti (Instituto Estadual de Dermatologia Sanitária), em Jacarepaguá, nesta quarta-feira (10/3), às 9h.

– A iniciativa resgata a cidadania dos internos que, até então, não tinham sequer endereço. Até mesmo as correspondências recebidas precisavam ter o endereço do hospital – afirma o conselheiro nacional de Saúde e coordenador nacional do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), Artur Custódio Moreira de Souza.

A concessão de uso se soma a outra conquista recente: a aposentadoria vitalícia para pessoas que foram compulsoriamente internadas em antigos hospitais-colônia, no valor de R$ 750.
O Brasil é o primeiro país no mundo em incidência de hanseníase, seguido pelo Nepal e Timor Leste, e o segundo em números absolutos da doença. São cerca de 40 mil novos casos a cada ano. Cerca de 8% a 10% da população acaba ficando com sequelas, devido ao tratamento tardio, embora a hanseníase seja uma doença com cura em 100% dos casos. Parte dessas pessoas são crianças, adolescentes e jovens. É um quadro dramático.

– Recebemos denúncias sobre falta de capacitação de médicos para atender o paciente e até mesmo postos de saúde sem a poliquimioterapia, usada no tratamento e fornecida gratuitamente ao país pela Organização Mundial de Saúde, conforme indicam os registros do Telehansen 0800-26-2001, serviço de atendimento telefônico gratuito mantido para a população. Embora a OMS preconize até um caso por grupo de 10 mil habitantes, temos bolsões da doença no país com 10, 12, 15 casos/10mil – destaca o coordenador do Morhan.

Uma caravana com pacientes de várias estados, como Ceará, Paraná e Pará, estará presente no antigo hospital-colônia do Curupaiti para acompanhar a solenidade e tentar levar a iniciativa aos seus estados.

Participam da cerimônia o governador Sérgio Cabral; primeira-dama e presidente de honra do RIOSOLIDARIO, Adriana Ancelmo Cabral; vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; secretário de Habitação, Leonardo Picciani e o presidente do Instituto de Terras e Cartografia do Estado, Leonardo Azeredo.

 

Fonte: Governo do Rio