Início Plantão Barra Construção de 12 km de ciclofaixas em Jacarepaguá

Construção de 12 km de ciclofaixas em Jacarepaguá

A Prefeitura do Rio iniciou na quinta-feira, dia 21/10, as obras de construção de 12 km de novas ciclofaixas e faixas compartilhadas em Curicica, Praça Seca e Vila Valqueire, na Zona Oeste. Com a construção desses trechos, a região – que abrange Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as Vargens – passa a ter uma malha contínua que vai interliga-la às demais ciclovias de Jacarepaguá, com um total de 52 km.
A cerimônia de início dessas intervenções aconteceu na Praça Cristino Procópio de Souza, conhecida como Praça Delfos, em Curicica. O subsecretário municipal de Meio Ambiente, Altamirando Moraes, e o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed apresentaram o projeto aos moradores:
– O objetivo principal é tornar a bicicleta um modal de transporte, uma complementação do transporte público. Aqui na região de Jacarepaguá, onde 20% dos moradores já usam muito a bicicleta para fazer seus deslocamentos, nós vamos incentivar mais ainda. Além da integração com outros meios de transporte, a bicicleta ainda vai melhorar a saúde e vai fazer bem para a cidade por causa da redução dos gases de efeito estufa pelo não uso do automóvel – explicou Altamirando.
Cerca de R$ 1,5 milhão será investido neste projeto, que prevê também a requalificação urbanística das áreas, além da instalação de vagas de bicicletários.
– Só nessa obra estamos instalando mais de 60 bicicletários. Na Zona Oeste, mais de mil. Chegaremos a mais de 6 mil bicicletários na cidade do Rio de Janeiro até 2012. Essa será a região com a maior ciclovia do Brasil – disse Altamirando.
O subsecretário de Meio Ambiente também explicou o funcionamento do sistema cicloviário:
– A Transcarioca e a Transolímpica, que serão corredores expressos , vão passar por essa região. O usuário da bicicleta poderá deixá-la nas estações ao longo dos corredores e pegar o ônibus para o Centro, Barra ou qualquer outro lugar.
Cerca de 70% da mão-de-obra contratada será formada por moradores da região. O tempo previsto para a conclusão do trabalho é de quatro meses. Hoje, a malha cicloviária da cidade é de 150 km e a previsão é dobrar sua extensão até 2012.
Depois da apresentação do projeto de construção das novas ciclofaixas e faixas compartilhadas de Jacarepaguá, os moradores da região assistiram ao espetáculo teatral “O Meu Ambiente”, em que agentes ambientais orientam crianças e adultos sobre a importância de preservar a natureza.
 

Fonte: Prefeitura do Rio