Os motoristas que desejam saber se a Carteira Nacional de Habilitação está suspensa poderá acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) – ww.detran.rj.gov.br e clicar no link “veja aqui se você está suspenso”.
Logo surge uma página, com espaço, para colocar o número da carteira de motorista e confirmar, por questões de segurança, cinco letras e algarismos que já estarão na tela do computador. A resposta será imediata.
O motorista é penalizado com a suspensão do direito de dirigir quando acumula 20 pontos ou mais na Carteira Nacional de Habilitação no período de 12 meses. Ou também por ter praticado infrações mandatórias, ou seja, aquelas que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão do direito de dirigir mesmo sem a contabilização dos 20 pontos.
Vistoria de táxis
E por falar em novidades. Três dos principais postos de vistoria do Detran (Barra da Tijuca, Campo Grande e Niterói) abrirão excepcionalmente no próximo domingo, dia 28 de junho, para o atendimento exclusivo a táxis.
A ação será chamada de “Domingão dos Táxis”, com a oferta de mil vagas para a vistoria (600 na Barra, 200 em Campo Grande e outras 200 em Niterói).
O presidente do Detran, Fernando Avelino, frisou que o objetivo da ação é evitar que os taxistas percam tempo e passageiros por causa do licenciamento anual obrigatório.
— É importante que os taxistas realizem o agendamento da vistoria para domingo — alertou.
Os taxistas podem fazer o agendamento através do telefone 3460-4040 ou pelo site www.detran.rj.gov.br. Caso o motorista tenha algum dúvida também poderá para o Serviço de Atendimento ao Cliente no telefone 08000204042.
Outra medida em benefício dos taxistas já está em vigor: a que aumentou em mais 220 as vagas diárias para vistoria de táxis em todos os postos, de segunda a sábado, o que significa mais 5.500 vagas para táxis por mês.
— Dessa forma, as vagas mensais para táxis nos postos de vistoria passam de 8.875 vagas para 14.375, o que, acredito, vai equacionar a demanda reprimida para a categoria dos taxistas — afirmou.
Fonte: Detran