Início Plantão Rio Consumo de água devido à temperatura elevada pode crescer até 200% neste...

Consumo de água devido à temperatura elevada pode crescer até 200% neste verão, diz a Cedae

As altas temperaturas no Rio de Janeiro têm ampliado o consumo de água na capital carioca. De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), historicamente o consumo fica 30% maior no verão e, em alguns pontos ou regiões, o aumento pode chegar a 200%. Não foi feito ainda, entretanto, pela empresa, nenhum levantamento sobre a expansão do consumo de água nos últimos dias, em relação ao mesmo período do ano passado. 

 

Consumo de água

 

A Cedae informou neste domingo (05/01), por meio da assessoria de imprensa, que o crescimento do consumo de água está relacionado não só ao aumento do calor, mas também ao grande número de turistas na cidade. A ocupação hoteleira no réveillon carioca chegou a 86%, segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ).

 

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a sensação térmica hoje no município atingiu 42 graus Celsius (ºC). Anteontem (3), foi 50 graus. A temperatura máxima neste domingo foi 34 graus e a mínima 23 ºC. O céu está passando de nublado a parcialmente nublado, mas sem previsão de chuva.

 

A Cedae informou, ainda, que as ocorrências de falta de água em alguns bairros da cidade no fim de semana, motivo de reclamação de moradores, “são coisas pontuais” e se devem a motivos diversos, como tubulação entupida, ligação clandestina de água, falta de bomba d’água. Não há, afiançou a companhia, escassez de água. “Não existe um bairro inteiro na cidade sem água. São problemas pontuais”, informou.

 

Agência Brasil