Início Plantão Rio Convênio aproxima Rio de Buenos Aires

Convênio aproxima Rio de Buenos Aires

A Secretaria Municipal de Cultura fechou um convênio de intercâmbio cultural entre Rio de Janeiro e Buenos Aires com o objetivo de intensificar as trocas culturais entre as duas cidades. O prefeito Eduardo Paes vai assinar o documento que oficializa o intercâmbio no próximo domingo, 17 de maio, às 17h, no evento gratuito Palco sobre Rodas, em Copacabana (avenida Atlântica na altura da Santa Clara).

A proposta do intercâmbio é inovar os mecanismos de integração, da gestão até a produção, das diversas linguagens artísticas: pela primeira vez as cidades terão um calendário de eventos conjunto. O convênio pretende também romper com o histórico percurso de legitimação artística, no qual as obras passam primeiramente pela Europa ou Estados Unidos para serem reconhecidas, diminuindo a distância entre os produtores culturais dos países.

Estarão presentes o Ministro Hernán Lombardi, da cidade de Buenos Aires, atual coordenador da rede cultural do Mercosul, e a secretária municipal de Cultura Jandira Feghali, eleita vice-coordenadora da rede cultural do Mercosul em sua última visita a Buenos Aires. A comitiva é formada por María Victoria Alcaraz, diretora do Centro Cultural San Martin, um dos maiores complexos culturais de Buenos Aires, além de representantes de esportes, dança, circo e museus.

O encontro vai acontecer no Palco sobre Rodas, um projeto itinerante da Secretaria Municipal de Cultura que leva diversas manifestações artísticas na boléia de um antigo caminhão da Comlurb.A atração é o sexteto Vale Tango acompanhado de dançarinos argentinos de tango. No dia 16, às 16h, os dançarinos também se apresentam na Lona Municipal Jacob do Bandolim, em Jacarepaguá (Praça do Barro Vermelho s/n / Pechincha).

Fonte: Prefeitura