Início Plantão Brasil Convergência contábil

Convergência contábil

“A crise financeira global é uma oportunidade para avançarmos no processo da convergência contábil”, afirmou Pedro Malan, trustee do IASC Foundation e ex-ministro da Fazenda, durante palestra especial de encerramento no 11º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais promovido pelo IBRI e ABRASCA, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
 
Malan salientou a importância de se resolver problemas de regulação, supervisão, fair value, impairment e fez um apelo para que os profissionais de Relações com Investidores atentem para a urgência do processo de migração para o IFRS (Internacional Financial Reporting Standards) e estejam prontos para acompanhar as mudanças. “O uso das normas internacionais apresenta-se como vantagem competitiva para as empresas brasileiras”, afirmou Malan.
 
Para o ex-ministro o Brasil é um país-chave no processo de convergência contábil por conta do peso do nosso mercado de capitais e o respeito que instituições como o Banco Central, CVM e Susep conquistaram. “Queremos uma língua contábil universal que seja falada e interpretada por todos. O Brasil está se estruturando para isso, avançamos e o resto do mundo reconhece que temos competência para isso”, ressaltou Pedro Malan ao final de sua apresentação.
 
Fonte: IBRI