A Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, será mais uma vez a sede da Copa Brasil de Motocross Freestyle. Neste final de semana (12 a 14/2), em pleno carnaval, o ronco dos motores e as manobras radicais vão ditar um ritmo diferente na internacionalmente conhecida folia carioca. Pela quarta vez o evento acontece no Rio e a promessa é de muita adrenalina nas rampas e suspiros por parte do público. Nesta sexta-feira, a partir das 14h, os pilotos participam do treino oficial.
Gilmar Flores, o Joaninha, briga pelo tetracampeonato da competição.Nascido no Mato Grosso (Sinop), o piloto possui ampla e variada quantidade de manobras. Foi o primeiro brasileiro a executar o backflip, fazendo hoje mais de cinco variações. Joaninha impressiona pela qualidade de seus movimentos e pela rapidez com a qual adiciona novas manobras ao seu repertório. Sua principal característica é o domínio de manobras técnicas para todas as direções da moto.
Para a Copa Brasil de MotoCross Freestyle, o backflip Shaolin (backblip passando as pernas por dentro dos braços e por cima do guidão) e o Backflip Cordova (backflip colocando os dois pés no guidão e esticando o corpo para formar a figura de um pára-quedas) estão em seu repertório e prometem empolgar o público.
“Tenho treinado bastante. Espero conseguir fazer uma volta limpa, encaixar as manobras e animar o público carioca que adora o FMX, em especial o backflip”, disse.
Entre os adversários de Joaninha, destaque para o americano Derek Burlew, que já figurou entre os dez melhores do mundo; Fred Kyrillos, que também deve executar o backflip na competição, Jorge Negretti, um dos precursores do esporte; Gian e Paô Bergamini, Jeff Campacci, Tatan Mejía (COL) e Marcelo Simões
A disputa no Freestyle não consiste em quem chegar primeiro, mas sim em saltos que vão de 25m a 30m de distância e manobras ousadas, realizadas a 10m de altura. Para executar o feito sobre duas rodas, os pilotos mostram total harmonia com as motos, levando os expectadores ao delírio. Além da disputa individual, uma competição de doubles (dupla) também irá animar o público.
PROGRAMAÇÃO:
SEXTA-FEIRA (12/02)
14h às 17h: Treinos
SÁBADO (13/02)
8h às 9h: Treinos
9h às 10:30h – Eliminatórias (2 voltas de 1:40 min + Double up / mínimo de 8 saltos por volta / vale a melhor volta)
10:45h às 11:30h – BR Apresenta: MELHOR MANOBRA
12h às 12:30h: Show com os pilotos
DOMINGO (14/02)
8:30h às 09:20h: Treinos
09:30h às 10:40: (2 voltas de 1:40 min + Double up / mínimo de 8 saltos / vale a melhor volta)
PILOTOS:
GILMAR FLORES
Apelido: Joaninha (recebeu este apelido porque trabalhava na oficina do Besouro. Como é pequeno – tem 1,68 metros – foi chamado de Joaninha)
Idade : 29 anos
Cidade: Sinop (MT)
Principais títulos e desempenhos importantes:
Tricampeão da Copa Brasil,Campeão do Pro Rad ,Campeão dos Jogos Urbanos,5º lugar na etapa brasileira do Mundial em 2009, 7º lugar no Red Bull X Fighter México em 2007, 8º lugar no Red Bull X Fighter Rio de Janeiro em 2008 (primeiro brasileiro a avançar para segunda fase) e 6º lugar no X Games Brasil em 2008
Melhor manobra: Underflip (backflip fora do eixo)
SEBASTIAN TATAN MEJÍA
Idade: 25 anos
Cidade: Manizales (COL)
Principais títulos e desempenhos importantes:
Campeão Sul-americano (Chile 2005), X Pilots México 2008 e 2009, Celerity Moto Freak 2007 e 2008 em Bogotá, Freestyle Dominations 2009 em Bogotá.
Melhor manobra:Superman No Hand and whips
DEREK BURLEW
Idade: 27 anos
Cidade: New Jersey (EUA)
Histórico: O norte-americano começou a praticar MotoCross com apenas cinco anos de idade. Nas corridas conquistou resultados positivos, como diversos títulos em campeonatos regionais, e até um sexto lugar no Loretta Lynn´s national. No ano 2000, começou a praticar o Freestyle e já em 2003 terminou a temporada como segundo colocado no ranking da IFMA, vencendo inclusive o vans triple crown. Em 2005, fez sua estréia nos eventos europeus, e nessa mesma temporada passou por um dos piores momentos de sua carreira, quando fraturou a perna ao tentar um backflip durante uma competição. Burlew possui muito estilo, e um amplo repertório de manobras, formado por movimentos técnicos e bem executados.
JORGE NEGRETTI
Idade: 41 anos
Cidade: Bragança Paulista (SP)
Histórico: Jorge Negretti é um dos mais reconhecidos pilotos do MotoCross brasileiro, possuindo mais de trinta títulos. Foi o pioneiro do estilo livre em nosso país, quando no ano 2000 iniciou o seu show saltando sobre sua carreta especialmente adaptada, fazendo apresentações em diversas cidades do Brasil. Criado no meio das motos da loja de seu pai em Bragança Paulista (SP), Negretti subiu numa moto pela primeira vez aos 8 anos.
Principais títulos: Decacampeão brasileiro de supercross e MotoCross e campeão latino-americano de MotoCross em 1996
NATAN AZEVEDO
Idade: 42 anos
Cidade: Caratinga (MG)
Histórico: O mineiro Natan pratica MotoCross há 19 anos, sendo dez dedicados ao Freestyle. É uma das referências da modalidade no país. Experiente, Natan vê a idade como uma companheira na hora da competição. Venceu os Jogos Radicais de Verão da Rede Globo em 2004 e ficou com a quarta colocação no Pro Rad de 2006.
MARCELO SIMÕES
Idade: 26 anos
Cidade : Herculândia – SP
Principais títulos e desempenhos importantes: Bicampeão Brasileiro pela CBER 2007 e 2008; Segundo lugar na Copa Brasil 2009; Oitavo lugar na etapa de Fortaleza do Mundial em 2008; nono lugar na etapa de Fortaleza do Mundial em 2009; Sexto lugar no Xpilots em Tihuana no México, 2009; participação do Gladiator Games em Praga, na Republica Theca 2009 e sétimo lugar no Sony Ericsson FMX em Kosice, Eslováquia
Melhor manobra: Surpresa, pretende fazê-la no evento
FRED KYRILLOS
Idade: 24 anos
Cidade: São Paulo
Principais títulos e desempenhos importantes: Vice-campeão brasileiro 2007 e 2008; 4° colocado Copa Brasil 2009
Melhor manobra:Backflip
GIAN BERGAMINI
Idade: 27 anos
Cidade : São Paulo (nascido em Washington D.C, EUA)
Principais títulos e desempenhos importantes: Campeão dos Jogos Urbanos de 2005, Brasileiro com maior número de participações em eventos internacionais: 2 X games,2 X Fighters e 2 Night of the Jumps (Campeonato Mundial), Vice-campeão Brasileiro 2007, Vice-campeão do Pro Rad 2006 e 3o colocado na Copa Brasil 2006
Melhor manobra: Double Helicopter, Kiss of Death e Rock Solid
HENRIQUE BALESTRIN
Apelido: Zoio
Idade: 17 anos
Cidade:Sinop (MT)
Principais títulos e desempenhos importantes: Estreante. Só fez apresentações pela equipe Joaninha Pro Tork Freestyle Show
Melhor manobra: Kiss of Dead
GIANPAULO “PAÔ” BERGAMINI
Idade:25 anos
Cidade: São Paulo
Principais títulos e desempenhos importantes: 2o lugar jogos urbanos 2003, 3o lugar jogos urbanos 2005, 3o colocado CBER 2008.
Melhor manobra:Suicide Can, Mc Metz e One Hand Hart
JEFF CAMPACCI
Idade: 21 anos
Cidade: Campinas (SP)
Histórico: Jeff, como é chamado, pulou a etapa MotoCross tradicional e já começou voando. Jeff deu seus primeiros passos no esporte na modalidade Freestyle há pouco mais de três anos. Em 2008 foi um dos destaques da Copa Brasil e conquistou o público com a "Manobra do Créu". Também participou do Xfighters no sambódromo do Rio de Janeiro.
Melhor manobra: Tsunami
OCTÁVIO “TATÁ” MELLO
Idade: 26 anos
Cidade: Jandira (SP)
Principais títulos e desempenhos importantes:Recordista Brasileiro de salto em altura; Campeão do Race Style etapa do mundial – Fortaleza; Campeão da Copa Guarulhos 2007; Campeão do circuito Copa Brasil de FMX de 2008.
Melhor manobra: Tsunami Indian
RAPHAEL ARNELLAS
Idade:27 anos
Cidade:Campinas/SP
Principais títulos e desempenhos importantes: 10º Colocado – Brasileiro de FMX 2008 e realização de aproximadamente 600 apresentações em 2 anos na Ásia.
Melhor manobra:Cordova/Sider Lander One Hand
DIEGO DJAMDJIAN
Idade: 25 anos
Cidade: São Paulo, SP
Principais títulos e desempenhos importantes: 3° lugar no Campeonato Extreme Jaraguá do Sul,
6° lugar na última etapa do Campeonato Brasileiro e Turnê pelo sul do país, passando por mais de 10 cidades
Melhor manobra:Cliff Hanger
CAIO SARTORELLI “GNOMO”
Idade: 20 anos
Cidade :Campinas/SP
Principais títulos e desempenhos importantes :2° lugar no Fmx Extreme-categoria Intermediária e 7° lugar na 1ª etapa do Brasileiro
Melhor manobra:Cordova
MARCOS PARIS
Apelido: Palmito
Idade:29 anos
Cidade:Paratiba (RS)
Principais títulos e desempenhos importantes: 6º lugar na Copa Brasil em 2008,vice-campeão em duplas na Copa Brasil em 2008 e 4º Lugar Desafio Internacional de Manaus 2009
Melhor manobra:Double Grab Indian Air
PEDRO NOUGALLI
Idade:16 anos
Cidade: Ribeirão Preto (SP)
Principais títulos e desempenhos importantes: Participação no salão 2 rodas e alguns shows com o Jorge Negretti. A Copa Brasil vai ser a primeira competição oficial
Melhor manobra: Dead Boy
Patrocinadores: Yamaha, Gatorade, Petrobras Distribuidora, HD
Apoio: Prefeitura do Rio de Janeiro e OI FM
Realização: MaxSports
Mais Informações :
Media Guide Comunicação
Fonte: Media Guide