Início Plantão Rio Copa Zico 10 UPP seleciona jovens atletas para formar seleção

Copa Zico 10 UPP seleciona jovens atletas para formar seleção

 

 

 

O sonho de se tornar ídolo dos gramados ficou mais próximo para 1.000 jovens de comunidades pacificadas. Alunos do Projeto Zico 10 – Rio 2016, uma parceria entre o Governo do Estado e a Escolinha de Futebol do Zico, estão sendo selecionados para formar um time da categoria Sub-15 que mostrará o futebol arte no outro lado do mundo: em Pequim, na China, durante a Copa da Grande Muralha, em julho.

 

 

Neste sábado (12/5), atletas das categorias Sub-9 até a Sub-17 se enfrentaram na 1ª Copinha Zico 10, no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. Além de formar a seleção com jogadores da Sub-15 para disputar o torneio internacional, os coordenadores do projeto avaliarão até domingo (13/5) a performance dos alunos.

 

 

– Os atletas podem ser convocados por olheiros para fazer testes no Vasco, Botafogo, Fluminense e Flamengo. Além disso, 30 meninos da Sub-15 serão selecionados para treinar na escola do Zico. Depois, vamos escolher 18 jogadores das comunidades para a Copa da Grande Muralha, que reúne jovens de diversas partes do mundo – explicou o coordenador-geral do Zico 10 – Rio 2016, Fábio Sodré.

 

 

A parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer e o jogador Zico já chegou a 11 comunidades pacificadas, beneficiando 3.500 jovens de 7 a 17 anos. Os morros do Borel, Batan, Providência, Prazeres, Dona Marta, Salgueiro, São Carlos, Turano, Cidade de Deus, Mangueira, Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu recebem aulas da escolinha.

 

 

– A parceria com o Zico engrandece o esforço do governo estadual em oferecer serviço de alta qualidade às comunidades pacificadas. A Copinha Zico 10 é um momento de confraternização das áreas com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) – afirmou a secretária de Esporte e Lazer, Marcia Lins.

 

 

Jovens atletas rumo à Pequim

Para o estudante Matheus Barbosa, de 14 anos, ter participado da Copa da Grande Muralha no ano passado foi um grande passo para sua carreira. Depois que voltou da competição, o morador da Cidade de Deus fez testes em grandes clubes de futebol. Agora, o jovem sonha em representar novamente o Brasil na competição.

 

 

– Participar de um torneio em outro País foi muito importante. Na volta, fiz testes no Botafogo e no Flamengo. Estou otimista quanto a minha volta à China, e vou treinar. Vou jogar como Ronaldinho Gaúcho – disse.

 

 

O estudante Marllon Yuri Rangel, de 15 anos, também fez parte da equipe que embarcou para o Oriente e mostrou o futebol brasileiro. A dois meses do início da nova edição da competição, o jovem da Cidade de Deus promete fazer bonito nos gramados para garantir sua vaga na seleção que partirá rumo à China.

 

 

– Quero voltar para a China e vencer mais jogos pelo Rio de Janeiro e pela comunidade onde moro. Vou me preparar muito para ir para a Copa da Muralha. Quero mostrar tudo o que sei fazer com a bola – contou.

 

Fonte: Governo do Rio