Início Plantão Rio Copacabana irá ganhar a Fifa Fan Fest

Copacabana irá ganhar a Fifa Fan Fest

Copacabana irá ganhar  a Fifa Fan Fest (IFFF), uma arena de 31 mil m² que está sendo montada na Praia de Copacabana. No espaço, o torcedor carioca poderá assistir, de 11 de junho a 11 de julho, aos 64 jogos da Copa do Mundo 2010, além de 25 shows musicais, tudo com entrada gratuita. O Rio é a única cidade brasileira a sediar o evento oficial da Copa, promovido pela Fifa em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur.

A arena, localizada entre a Avenida Princesa Isabel e a Rua Duvivier, terá capacidade para 20 mil pessoas e abrigará um telão de 120m² em alta definição (LED), além de camarotes, arquibancadas, lanchonetes e restaurantes e uma loja de produtos da Fifa. Nos dias de jogos do Brasil, outro telão de 50 m² será instalado na areia da praia, voltado para o lado de fora da arena, para que mais de 100 mil pessoas também assistam aos jogos da seleção brasileira. 

O prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância da cidade do Rio sediar um evento internacional como esse:

– Apenas seis cidades no mundo contarão com esse evento e o Rio de Janeiro está entre elas. Uma transmissão ao vivo direto do Rio de Janeiro para o resto do mundo é uma promoção gratuita para a cidade. É fantástico. Vai ser uma super divulgação para o Rio e vamos aproveitar para fazer o aquecimentos para a Copa de 2014. O evento vai fortalecer um comportamento que é a cara do carioca: comemorar em um espaço público, de encontro, de integração e de festa – destacou o prefeito.

 O complexo em Copacabana será aberto diariamente uma hora antes do início da transmissão do primeiro jogo e encerrará suas atividades sempre às 21h. Esgotada a capacidade de 20 mil pessoas, uma nova entrada de público só será permitida à medida que for registrada a saída de pessoas do local. Para isso, haverá um controle através de pulseira eletrônica. Menores de idade também só poderão entrar no local acompanhados dos pais ou responsáveis. De fácil acesso, a arena fica próxima a três estações de metrô e cerca de 50 linhas de ônibus circulam pelo bairro. 

De acordo com Paes, a Prefeitura do Rio já está montando um planejamento para que não haja transtornos no trânsito e nem no entorno do complexo nos dias de atividades: 

– A Prefeitura está com todos os órgãos envolvidos no evento. Quando há tempo para um planejamento, como é o caso, não existe transtorno para a população. Ter regras e limite de horário ajuda muito. CET-Rio, Guarda Municipal, Seop e Comlurb atuarão nesses dias para controlar o trânsito, fazer o ordenamento urbano, a limpeza, assim como vêm fazendo em diversos eventos na orla e na Zona Norte da cidade – afirmou Paes.

Nos intervalos dos jogos, o público poderá desfrutar de diversas atividades e ações promocionais como, por exemplo, uma tirolesa com extensão de 90 metros, que vai permitir aos torcedores uma visão privilegiada da festa; um painel interativo para o público simular a comemoração de um gol; molduras de fotos temáticas de Copa do Mundo e uma tenda com um telão em 3D para a exibição de alguns dos melhores momentos dos jogos.

Durante os 31 dias, após os últimos jogos, o público da arena poderá assistir ainda aos shows de Marcelo D2, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Dudu Nobre, Monobloco, Falamansa, Farofa Carioca, Cidade Negra, Revelação, entre outros. Também se apresentarão as baterias das escolas de samba Estação Primeira de Mangueira, Beija-Flor e Unidos da Tijuca, campeã do carnaval 2010. 

O Brasil estréia na Copa da África do Sul contra o time da Coréia do Norte no dia 15 de junho, às 15h30. Os jogos seguintes acontecerão no dia 20, contra a Costa do Marfim, e no dia 25, contra Portugal. 

O Fifa Fan Fest  

O Fifa Fan Fest surgiu originalmente em 2002, durante o torneio na Coréia do Sul. Na ocasião, era apenas um evento de apoio, com o objetivo de animar os torcedores que não conseguiram lugar nos estádios. Na Copa da Alemanha, porém, o projeto foi ampliado e mais de 18 milhões de pessoas se reuniram diante de telões instalados em 12 cidades do país. Devido ao grande sucesso do evento na Alemanha, a FIFA decidiu internacionalizá-lo este ano. Além das nove cidades do país-sede da Copa (Cidade do Cabo, Durban, Mangaung/Bloemfontein, Johannesburgo, Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth, Nelspruit, Polokwane, Rustemburgo e Tshwane/Pretória), seis metrópoles mundiais receberão o International Fifa Fan Fest (Rio de Janeiro, Roma, Paris, Berlim, Sydney e Cidade do México).

Fonte: Prefeitura do Rio