O Rio de Janeiro confirmou sua fama de cidade mais feliz do mundo nesta sexta-feira (2/10), durante a festa É a vez do Rio. Mais de cem mil pessoas estarão reunidas até o início da tarde em um dos mais famosos cartões-postais do mundo, a Praia de Copacabana, para conferir o anúncio da escolha da cidade que sediará os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. A cerimônia será transmitida ao vivo de Copenhague, na Dinamarca, por meio de dois telões. O resultado, esperado há meses pelos brasileiros, será divulgado em poucas horas, às 13h30.
O grande evento, organizado pelos governos federal, estadual e municipal, TV Globo e Sportv, acontece em frente ao hotel Copacabana Palace. O público organizou a torcida cedo, às 7h. Tendas foram montadas na orla da "Princesinha do Mar" para garantir a pintura nos rostos dos torcedores.
Neste momento, o cantor Lulu Santos está comandando a festa ao lado do ator Eri Johnson, mestre de cerimônias da festa. Mais tarde, os cariocas esperam comemorar a vitória da Cidade Maravilhosa ao som das músicas do Grupo Revelação e da bateria da escola de samba do Salgueiro, campeã do Carnaval de 2009.
Uma bandeira de 2.200 metros e 800 kg deu início ao evento, demonstrando o espírito esportivo do país através da frase Rio Loves You. Em toda a praia, esse sentimento era visível. Famosos personagens da cultura brasileira, como Carmen Miranda, Zé Carioca e dançarino de frevos, e até caricaturas de ídolos internacionais – como Michael Jackson – formavam a torcida pelo Rio de Janeiro.
– Eu e meu filho, Carlos Henrique, nos fantasiamos de Carmen Miranda e Zé Carioca para animar ainda mais essa linda praia. Estamos certos de que o anúncio favorecerá o Rio. Isso aqui está tão bom quanto o Carnaval e o Réveillon. Está lindo demais! Os jogos nem começaram e já estamos vendo o resultado dos projetos realizados. A Lagoa Rodrigo de Freitas finalmente está limpa – comentou Maria de Lourdes, a Carmen Miranda de Copacabana.
No palco, os medalhistas olímpicos Daniele Hipólito, Shelda, Jaqueline Silva, Maurren Maggi e Flavio Canto estavam juntos na torcida pelo Rio. Artistas, como os atores Elizabeth Savalo e Guilherme Beriger, transmitiram mensagens de apoio através de vídeos. Nos intervalos, a diversão ficou a cargo do DJ Dodô Azevedo.
– Acordei cedinho para ver a nossa apresentação. Estou muito emocionada. Sou cearense, mas me considero cearoca. Moro na cidade há 16 anos. Esporte é educação, é socialização. O Rio está preparado para receber os jogos. Vamos fazer uma boa olimpíada. Não vou participar, mas estarei na torcida pelos outros atletas. Defender a bandeira do Brasil é emocionante – disse a jogadora de vôlei, Shelda.
– Hoje pode ser o dia mais importante da história do esporte olímpico brasileiro. Estou super ansioso. Os Jogos deixarão maravilhosos legados à sociedade. O Rio é uma cidade maravilhosa, que melhorará cada vez mais. O astral da cidade é incomparável – afirmou o judoca Flávio Canto.
A aposentada Mariza da Silva, de 70 anos, também entrou no clima e se vestiu de Brasil da cabeça aos pés. Moradora de Santa Cruz, Dona Mariza se preparou especialmente para torcer pela sua cidade natal.
– Hoje é nosso dia. Mandei fazer essa roupa há meses com a certeza de que eu iria comemorar a vitória dessa Cidade Maravilhosa. O Rio ganhará muito mais do que competições esportivas. Ganharemos lindos equipamentos esportivos, mais segurança e muito emprego com o turismo, que crescerá. Estou ansiosa para que os Jogos comecem – contou a aposentada.
A venezuelana Carélia Riveras, de 32 anos, fez questão de se juntar à torcida pelo Rio de Janeiro. A advogada mora na cidade há 5 meses e já se considera carioca de coração. Hoje, Carélia aproveitou seu dia de folga para ir à praia de Copacabana para participar da festa É a Vez do Rio.
– Estou tão feliz pelo Rio estar nessa disputa. Me sinto uma carioca autêntica. É um orgulho participar de um momento tão bonito do país. Está na hora da América do Sul ganhar uma olimpíada. O Rio de Janeiro merece sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpios porque é a cidade mais simpática e acolhedora que conheço, além de ter um clima ideal – ressaltou a venezuelana.
Fonte: Governo do Rio