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Coppe lança ônibus movido a hidrogênio

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), em parceria com a Fetranspor e com as Secretarias Municipal e Estadual de Transportes, lançou nesta quarta-feira 26/5, às 10h, o primeiro ônibus a hidrogênio do Brasil com tecnologia 100% nacional. Na ocasião, também foi lançado o Programa Rio Transporte Sustentável da Secretaria de Estado de Transportes. O veículo, que circulará nas ruas do Rio a partir do segundo semestre de 2010 conta com financiamento da Finep, Petrobras, CNPq e Faperj. O lançamento será na Porção Rio’s, salão Pão de Açúcar, na Avenida Infante Dom Henrique, s/n, Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro.

O lançamento será o primeiro passo para modernizar o transporte da cidade, tornando o meio ambiente mais limpo e sustentável. O desafio inicial será o Challenge Bibendum, rali promovido pela Michellin, entre os dias 30 de maio e 2 de junho, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Em julho, o coletivo circulará na Cidade Universitária, transportando professores, alunos e funcionários e, no segundo semestre de 2010, fará uma linha regular na cidade do Rio operada por uma empresa a ser escolhida pela Fetranspor.

Esse é o primeiro de uma série de três ônibus desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe que fazem parte do mesmo programa da Secretaria de Estado de Transportes. O segundo ônibus será elétrico híbrido a álcool e o terceiro exclusivamente elétrico.

Os ônibus desenvolvidos na Coppe possuem o mesmo sistema de recuperação de energia cinética utilizado pelos carros de Fórmula 1. A diferença é que na Fórmula 1 esse sistema é voltado para ganho de velocidade e nos ônibus da Coppe para aumentar a eficiência energética e economizar combustível. 

"O projeto é pioneiro por desenvolver no Brasil todos os equipamentos e subsistemas tecnológicos importantes para esta aplicação. Trata-se de um ônibus para uso urbano. O sistema de tração elétrica oferece partidas e deslocamentos suaves, de forma silenciosa, não poluente, e que permite otimizar o seu desempenho em função do ciclo de rodagem onde for operar na cidade”, explica o professor da Coppe, Paulo Emílio de Miranda, coordenador do projeto.

Entre 2010 e 2011, os três veículos rodarão na cidade do Rio de Janeiro, quando serão comparados aos ônibus convencionais movidos a diesel. O objetivo é que os novos ônibus sejam uma opção de transporte sustentável para o Rio de Janeiro disponível para a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. O projeto conta com o apoio da Usiminas e da Eletrobrás.

Fonte: Coppe/UFRJ