Início Plantão Rio Corpo de bombeiros aumenta frota de motos para agilizar atendimentos

Corpo de bombeiros aumenta frota de motos para agilizar atendimentos

As motocicletas se tornaram grandes aliadas dos bombeiros na hora de driblar o trânsito para atender às solicitações de socorro mais rapidamente. Os veículos têm ainda outra vantagem: o baixo custo de aquisição e manutenção. Por esses motivos, o Corpo de Bombeiros vai ampliar a sua frota até junho.

 

 

A corporação vai comprar pelo menos mais 30 motocicletas, que estarão em operação durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20.

 

 

Serão realizados, diariamente, entre 10 e 20 socorros com motos, chegando a cerca de 450 atendimentos por mês. Segundo o coordenador das operações com motocicletas, major Luis Henrique de Carvalho, testes comprovaram a vantagem na utilização das motocicletas em relação aos carros.

 

 

– As unidades de Atendimento Pré-hospitalar transportam desfibriladores, alguns medicamentos, oxigênio, entre outros itens necessários ao suporte de vida às vítimas em geral. Em alguns testes, verificamos que os militares chegaram ao local determinado em 4 minutos, enquanto a ambulância levou três vezes mais tempo – ressalta.

 

 

Os veículos de duas rodas comportam pinça eletrohidráulica, usada para cortes em ferragens, além de caixas de ferramentas e material para a realização de salvamentos em alturas. Ainda este ano, as motocicletas devem começar a ser usadas também no combate a incêndios.

 

 

Treinamento especial

Com o aumento da frota, novas equipes serão criadas pela corporação para atuar sobre duas rodas. Na próxima terça-feira (24/04), começa o segundo curso para formação de militares motociclistas. As aulas, teóricas e práticas, vão até junho e abordam técnicas de pilotagem, salvamento, atendimento pré-hospitalar, código de trânsito brasileiro, técnicas de escolta, manutenção de motocicletas e protocolos de operações com motocicletas.

 

Fonte: Governo do Rio