Início Plantão Rio Corpo de Bombeiros comemorou na terça-feira, dia 2 de julho, 157 anos...

Corpo de Bombeiros comemorou na terça-feira, dia 2 de julho, 157 anos no Quartel Central

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro celebrou seus 157 anos nta terça-feira (02/07), no Quartel Central, prédio histórico de 1908. Na ocasião, foi realizada a entrega dos espadins aos 49 cadetes do primeiro ano da 56ª turma do Curso de Formação de Oficiais, marcando a apresentação dos novos militares que vão se preparar durante mais três anos.

 

 

Primeiro lugar entre os cadetes que receberam os espadins, o cadete Wilson Tavares Júnior, de 27 anos, conta que teve de superar o trauma de nadar para conseguir entrar para a corporação, após a quarta tentativa.
 

“Valeu a pena o esforço. Tive que me dedicar muito à parte física também. Meu papel agora é aprender a comandar heróis”, disse Tavares, que sairá formado da Escola de Oficiais daqui a 3 anos.
 

A programação reuniu uma série de demonstrações profissionais, como atividades em altura (rapel, plano inclinado, salvamento de suicida, entre outras); atividades subaquáticas no tanque em chamas; e operações com produtos perigosos. Também foram feitas simulações de resgates com cães, de combate a incêndio e de atendimentos pré-hospitalares com motos.
 

Uma das novidades da cerimônia foi uma encenação teatral sobre a criação da corporação, com a aparição de Dom Pedro II, fundador do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil e patrono da corporação. O evento contou também com apresentação da Banda Sinfônica e iluminação decorativa.
 

“Esta noite nunca vai sair da lembrança de cada um deles (os cadetes). É o primeiro rito de passagem desta instituição, onde o aprendizado é diário e que tem como pré-requisito o espírito humanitário”, disse o secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, acrescentando que a demonstração profissional mantém a capacidade de emocionar a cada ano que passa.
 

Estiveram na cerimônia o comandante da Policia Militar, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, a chefe da Policia Civil, delegada Martha Rocha, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

 

Prefeitura do Rio