Os destacamentos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) de Realengo, Ramos, Catete e Gávea ganharam reforço em frotas operacionais. Ao todo, foram quatro novas viaturas de Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL), que tiveram todas as peças projetadas, produzidas e montadas no Centro de Manutenção de Material Motomecanizado (CSM/MMoto). Para o coronel Eduardo Saraiva, comandante do CSM/MMoto, o reforço é fruto da evolução profissional e exercício da qualidade na execução de serviços do CBERJ.
− A nossa principal preocupação é com relação à qualidade do produto final. Baseando nosso trabalho na observação das viaturas já existentes, reforçamos as peças correspondentes que apresentaram mais desgaste − disse.
As novas ABSLs foram inspecionadas conforme requisitos estabelecidos no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), cumprindo as regulamentações técnicas de segurança exigidas pela Legislação de Trânsito. A frota foi desenvolvida para atender as necessidades de transporte de materiais de cada unidade operacional e contou com a participação de bombeiros que farão uso das viaturas. Os equipamentos permanecerão fixados, garantindo mais vida útil para a ABSL e segurança para a equipe durante deslocamentos.
− As vantagens são a redução de custo de aquisição de novas viaturas e a produção de um veículo que atende as características exigidas em nossos serviços diários. De fato, são viaturas concebidas pelos próprios bombeiros, que é quem mais entende as necessidades dos quartéis − explica o coronel Saraiva.
Centros especializados
O CSM/MMoto faz parte do Centro de Suprimento e Manutenção, responsável por manter em ordem o material necessário para o trabalho do CBMERJ. Nos seis galpões da unidade, em São Cristovão, trabalham 576 militares, sendo 20 oficiais e 556 praças. Para atender bem a todo o Estado, o quartel é dividido em centros especializados: Manutenção de Materiais Operacionais (CSM/MOp), Materiais Motomecanizados (CSM/MMoto), Materiais de Telecomunicações (CSM/Mtel), Materiais de Intendência e Centro de Abastecimento e Lubrificação (CSM/CAL).
O CSM/MMoto é responsável pelo funcionamento de viaturas e ambulâncias dos bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Há especialistas em mecânica, elétrica, lanternagem, capotaria e borracharia. A unidade atende, diariamente, entre 15 e 20 carros do CBMERJ e até 25 ambulâncias do Samu. O CSM/CAL armazena e distribui combustível para toda a frota. Quinzenalmente, são 80 mil litros de gasolina, 50 mil de diesel e 7,5 mil de álcool.
Já o CSM/MOp conserta e mantém os equipamentos usados nas ocorrências. Quando um aparelho não pode mais ser aproveitado, é o setor que manda trocar e treina os militares para utilizar as novas aquisições. Telefones fixos, móveis, rádios portáteis e sistema de radiofonia são atribuições do CSM/Mtel. E, por fim, o CSM/Int elabora relatórios sobre licitações, produz formulários administrativos e faz impressão em offset e encadernação.
Por Ascom da Defesa Civil
Fonte: Governo do Estado do RJ