Início Plantão Rio Corpo de Bombeiros tem 1ª mulher comandando unidade operacional

Corpo de Bombeiros tem 1ª mulher comandando unidade operacional

mulher-comanda-corpo-de-bombeirosO nome de Carla Azevedo já entrou para a história do Corpo de Bombeiros. Aos 32 anos, ela se tornou a primeira mulher a assumir uma unidade operacional da corporação. Em 157 anos, ela é a única oficial superior do sexo feminino que assume desafio semelhante, em um universo majoritariamente masculino – são 16 mil homens para 3.387 bombeiras.

 

Filha de militar do Exército, a jovem de fala serena comanda com firmeza há dois meses o destacamento de Ramos, uma das tropas mais acionadas da capital. Em média, são 300 atendimentos por mês. Ciente da responsabilidade, ela se empenha para manter a equipe motivada e corresponder à confiança do Comando Geral.

 

– No início, fui muito observada porque eles não sabiam da minha trajetória. Mas no dia a dia estão conhecendo a major Carla e estamos criando uma relação de confiança – explicou a comandante.

 

Há 12 anos no Corpo de Bombeiros, a major fez parte da primeira turma de mulheres da academia da corporação. De aspirante no batalhão de Campo Grande, passou pelo grupo de socorro de emergência, pela corregedoria, esteve à frente do destacamento de Santa Cruz e atuou como gestora administrativa do Departamento Geral de Defesa Civil. Em Ramos, agradece pela oportunidade de poder voltar a exercer o que a motivou a se tornar bombeira: o atendimento operacional.

 

– Quando criança, morava próximo a uma rua que tinha muito acidente e cresci vendo o socorro dos bombeiros. Isso me encantou e como comandante posso ter sempre a oportunidade de trabalhar com o operacional para o resto da minha carreira – disse a militar.

 

Para Carla, a oportunidade conquistada por ela abre portas para as outras mulheres que servem à corporação.

 

– Mais mulheres virão. Minha responsabilidade aumenta porque meu desempenho vai servir para minha continuidade e a chegada das demais – afirmou a comandante.

 

Governo do Rio