Início Plantão Rio Corredor Cultural de Preservação Paisagística

Corredor Cultural de Preservação Paisagística

Tramita na Câmara do Rio o Projeto de Lei nº 1.405/2012, de autoria da vereadora Sonia Rabello (PV), que inclui na Zona Especial do Corredor Cultural de Preservação Paisagística e Ambiental do Centro da Cidade o lado par da Rua Evaristo da Veiga, no trecho que vai da Rua 13 de Maio até a Avenida República do Paraguai. O trecho preservado abriga um importante e emblemático conjunto de edificações incluindo o Quartel da Polícia Militar, que representa um marco na história e na cultura da cidade.

 

A proposta é, segundo a parlamentar, garantir a permanência de um importante marco histórico da cidade e estimular o desenvolvimento urbano, que atualmente está sendo expandido e concentrado na área portuária. Ela lembra o que diz o Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro (Lei Complementar 111/2011) em relação à área: a Rua Evaristo da Veiga integra a Macrozona de Ocupação Controlada (art.32). Isto significa que, de acordo com o Plano Diretor, “o adensamento populacional, a intensidade construtiva serão limitados, a renovação urbana se dará preferencialmente pela reconstrução ou pela reconversão de edificações existentes e o crescimento das atividades de comércio e serviços em locais onde a infraestrutura seja suficiente, respeitadas as áreas predominantemente residenciais”.

“A notícia da venda e demolição do Quartel General da Polícia Militar vem sendo repudiada tanto por policiais militares quanto por representantes da sociedade civil. O projeto respeita a Lei Complementar nº 111/2011, responsável pelo planejamento da nossa cidade, e é sumamente importante inserir a área referida neste projeto de lei nos limites do Corredor Cultural.” Vereadora Sonia Rabello.

 

Fonte: Câmara Municipal.