Início Plantão Rio Costa Verde terá de volta trem turístico

Costa Verde terá de volta trem turístico

Nesta sexta-feira (28/08), os prefeitos de Angra, Tuca Jordão, o de Rio Claro, Raul Machado, e o de Barra Mansa, José Renato, se reuniram com o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, na sede da Prefeitura de Angra, para tratar da reativação do “Trem Ecoturístico da Mata Atlântica”, que vai integrar duas regiões de grande potencial turístico no estado: a Costa Verde e o Vale do Café.
 
– Estamos com uma equipe dedicada exclusivamente para este projeto. Acreditamos no turismo como alavanca para a economia e desenvolvimento desses municípios. Além disso, estamos na porta da Copa do Mundo e com boas perspectivas de sediar as Olimpíadas de 2016. Dois grandes eventos que vão trazer milhares de turistas para o estado. Temos que desenvolver outros roteiros além dos que já existem – disse o secretário de Transportes.
 
O prefeito Tuca Jordão defendeu a importância de o Governo do Estado fomentar e apoiar o turismo regional. E agradeceu o apoio total da Secretaria Estadual de Transportes, que desenvolveu a parte técnica do projeto.
 
– A viagem no Trem da Mata Atlântica vai proporcionar aos turistas conhecerem o que o Estado do Rio tem de mais rico: as maravilhas das praias e ilhas da Baía de Ilha Grande, a vegetação nativa que ainda temos de Mata Atlântica na região, a cultura e o lado histórico de todo o Vale do Café, com suas fazendas centenárias. Esse projeto é um golaço para o turismo do Rio. E o apoio do secretário Julio Lopes tem sido fundamental – destacou o prefeito Tuca Jordão.
 
O encontro na sede da prefeitura foi organizado pela TurisAngra e, além de representantes das prefeituras envolvidas e de técnicos da Secretaria Estadual de Transportes e políticos locais, contou com a presença de integrantes do trade turístico das três cidades envolvidas no projeto. Os comerciantes, donos de restaurantes e de hotéis acreditam que o “Trem Ecoturístico da Mata Atlântica” dará novo impulso ao turismo regional, gerando novas oportunidades de negócios e atraindo ainda mais turistas para as cidades atendidas pela ferrovia.
 
O secretário Julio Lopes lembrou ainda que o projeto vai ao encontro dos planos dos governos estadual e federal de revitalização da malha ferroviária.
 
– Temos intenção de recuperar boa parte da malha ferroviária do interior do Rio. Mas são investimentos muito vultosos. Neste caso, como as prefeituras e o empresariado local estão engajados na recuperação, fica mais fácil de se executar o projeto. E este modelo de projeto pode e deve servir de inspiração para outras regiões do estado. Fico feliz por Angra estar comandando essa frente de recuperação das nossas ferrovias. Ainda temos muito o que fazer neste sentido – comentou Julio Lopes.
 
Ao final do encontro, os prefeitos e o secretário de Transportes deixaram agenda para o dia 11 de setembro mais uma reunião, para assinatura de um protocolo de intenção entre todas as partes envolvidas no projeto.

Fonte: Secretaria de Turismo