Início Destaque Covid-19: Rio de Janeiro recebe, até 20 de dezembro, 8 milhões de...

Covid-19: Rio de Janeiro recebe, até 20 de dezembro, 8 milhões de agulhas e seringas para vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde vai receber dentro de dez dias o primeiro lote com oito milhões de agulhas e seringas que poderão ser usadas para a vacinação da população do Estado do Rio contra a Covid-19 assim que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar a compra das vacinas pelo Ministério da Saúde. Um segundo lote com mais 8 milhões de agulhas e seringas será entregue à secretaria em janeiro.

O processo de compra já está concluído. Neste momento, a Secretaria de Saúde está fazendo o empenho de verbas para a entrega imediata do material. O Plano Nacional de Imunização, do governo federal, prevê a distribuição de agulhas e seringas aos estados. Mesmo assim, o Governo do Rio adotou um plano de contingência estadual, para que não ocorram atrasos na vacinação dos cidadãos fluminenses. Os 16 milhões de agulhas e seringas serão suficientes, caso necessário, para as quatro primeiras fases da campanha de imunização contra a Covid-19, quando a previsão é de que sejam vacinadas 3,5 milhões de pessoas no estado.

Outro processo de aquisição, de mais 50 milhões de agulhas e seringas, foi iniciado em 4 de dezembro e estará concluído para as fases seguintes da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, o Governo do Rio já iniciou a readequação de toda a sua estrutura de logística, inclusive as de armazenamento e distribuição das doses de vacinas, para estar totalmente preparado para o início da vacinação.

Em agosto, foi iniciado o processo de compra de 164 câmaras refrigeradas que serão enviadas aos municípios fluminenses, para ajudar na montagem da infraestrutura local. O Governo do Estado já tem a infraestrutura de armazenamento e distribuição de doses de vacina, pois faz seguidamente grandes campanhas de imunização contra a gripe e muitas outras doenças. A frota da secretaria será priorizada para distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19. Parte dos municípios também dispõe de veículos refrigerados para esse transporte.