Início Destaque Covid-19: Secretaria de Saúde distribui mais de 247,7 mil doses de vacinas

Covid-19: Secretaria de Saúde distribui mais de 247,7 mil doses de vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza nesta segunda-feira, dia 7, a entrega de 247.790 doses de vacinas contra a Covid-19, para os 92 municípios do estado. O lote desta semana conta com 192.800 doses de Oxford/AstraZeneca e 54.990 doses de Pfizer para primeira aplicação. A operação de distribuição será por comboios terrestres, com apoio da Polícia Militar, e aéreo, contando com quatro helicópteros, sendo um da SES, um da Polícia Civil, um da Polícia Militar e um do Governo do Estado.

– Os municípios estão avançando na vacinação contra a Covid-19. Nesta etapa, a vacina da Pfizer será disponibilizada para 47 municípios que ainda não haviam sido contemplados anteriormente. Isso foi possível devido à mudança na orientação de armazenamento das doses e definido junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Os demais municípios receberão a Oxford/AstraZeneca para aplicação da primeira dose – explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária em Saúde, reforça ainda a necessidade de que todos os municípios respeitem as orientações de aplicação das doses, seguindo as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o Calendário Único, pactuado entre todos os municípios fluminenses. Também ressalta a necessidade de atualização do registro das vacinas aplicadas no Sistema de Informações do PNI.

Doses aplicadas

A gestão da aplicação das doses e o registro de doses aplicadas são de competências municipal, e a SES reforça a orientação para que a população inserida nos grupos prioritários busque os postos para a imunização. As vacinas contra Covid-19 disponíveis no Brasil foram amplamente testadas e estão aprovadas pela Anvisa.

É possível acessar as informações sobre doses aplicadas atualizadas no sistema do Ministério da Saúde por meio da página do vacinômetro estadual no link “SI-PNI”, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no lado direito do alto do site. A SES está realizando o pareamento dos dados do vacinômetro estadual com os do SI-PNI. Para isso, o site do vacinômetro estadual está passando por uma atualização, que deve ser concluída ainda nesta semana.