Início Plantão Rio CPI das barcas prorrogada

CPI das barcas prorrogada

Criada em novembro do ano passado com o objetivo de apurar os acidentes ocorridos durante as operações da Barcas SA, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Barcas terá mais dois meses de funcionamento. A prorrogação foi aprovada ontem (14/04), em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Para o presidente da CPI, deputado Gilberto Palmares (PT), a ampliação do prazo facilitará a conclusão do relatório com propostas para o setor que está sendo elaborado, além de aumentar as chances de novas conquistas, como a assegurada durante reunião realizada ontem com o governador Sérgio Cabral e representantes da concessionária.
Durante o encontro, foi proposta a criação de grupo de trabalho constituído pela Barcas S/A,  Governo do Estado – representado pela Casa Civil e pela Secretaria de Transportes – e pela Agetransp, com participação também da Alerj. Palmares elogiou a novidade, mas afirmou que ela não basta, por isso a importância do trabalho da CPI.
— Embora ache positiva essa medida, eu continuo entendendo que há um conjunto de medidas emergenciais que precisam ser tomadas de forma imediata, sob pena de se repetirem incidentes como o que ocorreu na quarta-feira passada — disse, referindo-se à confusão no embarque das barcas para Niterói causada pelo atraso no serviço.
Palmares afirmou que o trabalho continuará buscando melhorias no serviço prestado para Paquetá e Ilha Grande, além da reivindicação da linha para São Gonçalo.
 — A CPI vai continuar com suas audiências, com seu trabalho. Dia 29 haverá uma audiência pública na Ilha Grande, e também em São Gonçalo no dia 30, porque continuamos na luta para que saia efetivamente a linha aquaviária para este município — explicou.

Fonte: Alerj