Quase dois milhões e meio de trabalhadores morrem por ano no mundo em razão de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho. O Brasil ocupa o 4º lugar entre os países com os maiores índices, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). São mais de 700 mil casos de acidentes de trabalho no país todos os anos, sem contar os casos não notificados oficialmente, de acordo com o Ministério da Previdência Social.
Diante de números tão elevados, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (DNPAT) tem como objetivo conscientizar os trabalhadores, estudantes, empregadores e poder público sobre a importância da prevenção de Acidentes de Trabalho como um dos pilares de sustentabilidade do desenvolvimento sócioeconômico.
Serviços
Para lembrar o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (DNPAT), várias atividades estão programadas para a próxima quarta-feira, 7 de agosto, na Estação Central do Brasil, das 10h às 16h. Durante o evento, o público verá equipamentos e técnicas de segurança do trabalho e painéis informativos sobre prevenção. Além disso, alguns serviços relativos à saúde e segurança do trabalhador serão oferecidos. Será possível tirar a carteira de trabalho, verificar o nível de glicose, aferir a pressão arterial, realizar exames de mama, acuidade visual, ginástica laboral e prova de função pulmonar, entre outros. Também haverá apresentação de vídeos sobre doenças sexualmente transmissíveis, alcoolismo e tabagismo.
“Temos avançado muito quanto à questão no Brasil, mas ainda não atingimos patamares de países desenvolvidos. Precisamos de políticas intensas para melhorar a proteção aos trabalhadores”, alerta o engenheiro de Segurança do Trabalho e 2º vice-Presidente do CREA-RJ, Jaques Sherique.
O evento é realizado em parceria com a Supervia, o Clube de Engenharia, Sobes, Abest, Fundacentro, Fasp-RJ e Lions Clube. A entrada é livre.
Mais informações: Assessoria de imprensa do CREA-RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro)
Ex-Libris Comunicação Integrada