Início Plantão Brasil Crescem pedidos de falência de empresas no primeiro trimestre deste ano

Crescem pedidos de falência de empresas no primeiro trimestre deste ano

 

 

Entre janeiro e março deste ano, houve 449 pedidos de falências de empresas em todo o país. O número supera os 437 requerimentos apresentados em igual período de 2011. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (10) pela empresa de consultoria Serasa Experian.

 

O crescimento nos pedidos de falência, de acordo com os economistas da Serasa, foi provocado pelas taxas de juros ainda elevadas, pela desaceleração da atividade econômica e também pela alta inadimplência do consumidor. Segundo a Sersasa, que faz um levantamento mensal das falências requeridas e decretadas e das recuperações judiciais, do total de pedidos, 253 foram feitos por micro e pequenas empresas, 116 por médias e 80 por grandes. Os dados também indicam que 148 falências foram decretadas no primeiro trimestre deste ano, número menor do que em igual período de 2011 (158).

 

Considerando apenas março, 173 empresas pediram falência, contra 152 no mês anterior. No mês passado, 70 falências foram decretadas, enquanto em fevereiro o total chegou a 45. Para os economistas da Serasa, a evolução dos pedidos de falência em março se deve ao maior número de dias úteis no terceiro mês do ano em comparação a fevereiro.

Fonte: Ag Brasil