Início Plantão Brasil Crescimento anual do PIB 2010

Crescimento anual do PIB 2010

Apesar dos dados vistosos divulgados pelo IBGE, números desde o início de 2011 estão próximos a zero

O crescimento do PIB sem dúvida é uma boa notícia tanto para o Brasil como para a indústria. Mas, apesar dos números positivos divulgados nesta quinta-feira 3 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o presidente da  Federação das Indústrias e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP/CIESP), Paulo Skaf, chama atenção para a necessidade de se olhar para o futuro com cautela.

“O PIB industrial fechou 2010 com alta de 10,4%. Mas os resultados anualizados escondem a fraca performance do último trimestre do ano passado, que teve retração de 0,3%”, observou Skaf. O presidente lembra ainda que os resultados da atividade econômica já apontam um desempenho próximo a zero nos primeiros dois meses desse ano.

“Isso é consequência das medidas de contenção de crédito tomadas pelo governo em dezembro do ano passado e janeiro desse ano”, explicou Skaf. “A situação poderá ser ainda mais agravada pela alta dos juros, que já contabiliza 1 ponto percentual desde o começo de 2011, saindo de 10,75% em dezembro para os 11,75% anunciados ontem pelo Banco Central”, afirmou o presidente.

Skaf completou: “O Brasil corre o risco de perder mais uma vez uma grande oportunidade de crescimento. É provável que o PIB nacional em 2011 fique entre 3 e 4%. E o crescimento industrial pode estagnar entre 2 e 3%. Isso é lastimável.”

Além disso, Skaf ressalta que a base de comparação é baixa. “O Brasil estava saindo da crise econômica mundial em 2009. Não podemos nos iludir”, finalizou.

Fonte: FIESP