Início Plantão Brasil Crescimento da economia para o próximo ano

Crescimento da economia para o próximo ano

O Fundo Monetário Internacional elevou sua estimativa para o crescimento da economia mundial em 2010 para 2,4%, de 1,9% em abril, graças às medidas de estímulo tomadas nos últimos meses, informou uma fonte do G8 com acesso aos novos dados. Contudo, a recuperação será gradual, e há riscos sobre o panorama, disse a fonte à agência inglesa de notícias Reuters nesta quinta-feira, que pediu anonimato.

– A previsão para o crescimento global em 2010 mudou para 2,4%, de 1,9% em abril. A estimativa aumentou graças ao impacto das medidas de estímulo tomadas nos últimos meses – afirmou a fonte.

A fonte teve acesso a comunicado do FMI com os dados preparado para a reunião dos ministros da Fazenda do G8, que ocorre na Itália neste fim de semana. Na nota, a previsão para a economia global em 2009 permanece inalterada, com o FMI ainda esperando uma contração de 1,3 por cento, como esboçado em sua Perspectiva Econômica Global, publicada em abril.

– Os dados sinalizam uma melhor performance da economia dos Estados Unidos em 2009 e uma pior na Europa – comparada às estimativas do FMI em abril de 2,8% de queda e 4,2% de declínio, respectivamente, acrescentou a fonte, sem fornecer dados atualizados.

Ainda segundo a fonte, "para 2010, os dados do FMI sugerem uma melhora dos Estados Unidos, ao lado de um pequeno aumento da estimativa para a Europa" comparada às expectativas de abril de zero de crescimento e de uma contração de 0,4%, respectivamente,

 

Fonte: Correio do Brasil