Cerca de quatro mil crianças que moram em comunidades protegidas pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) terão um 12 de outubro especial, com shows, brincadeiras e entretenimento, das 8h às 17h30, no Complexo Esportivo do Maracanã. O Dia da Criança terá diversas atrações.
A dupla de palhaços Patati Patatá fará o show de abertura do evento, que terá como apresentadora a atriz Fernanda Souza. No decorrer do dia, acontecerão apresentações do Regimento de Polícia Montada (RPMont), da Companhia de Cães da PM, de motociclistas do Batalhão de Choque e de integrantes do Batalhão Florestal. No roteiro constam ainda apresentações dos craques do showbol e dos comediantes Adeus Rodinhas.
As crianças terão à disposição um parque de brinquedos infláveis (tobogã, pula-pula, cama elástica e piscina de bola), que será montado no Estádio Célio de Barros. Haverá ainda apresentação dos integrantes da Escola de Samba Mirim Filhos da Águia, da Portela, e oficinas de arte de pintura facial, de balões manipuláveis e recreação livre com cerca de 60 monitores. Por volta das 17h, o grupo de samba e pagode Pique Novo começará o show de encerramento.
As crianças das 12 UPPs usarão camisetas de cores diferentes, para facilitar a identificação de cada comunidade por parte dos responsáveis. Cada ônibus com cerca de 45 crianças terá três adultos responsáveis, além do respectivo comandante da UPP.
– A ideia é que essas cores se misturem por todo o evento para romper a lógica de separação à qual eles eram acostumados antigamente. Esta será a mistura da cidadania – ressaltou o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Robson Rodrigues.
O evento é uma iniciativa das secretarias de Segurança, de Turismo, Esporte e Lazer, e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, através do Comando de Polícia Pacificadora (CPP).
Fonte: Governo do Rio