Início Plantão Rio Crianças do Alemão mostram que sabem tudo sobre direção segura

Crianças do Alemão mostram que sabem tudo sobre direção segura

 

As crianças da Escola Municipal Affonso Várzea, em Nova Brasília, Complexo do Alemão, a partir de agora podem falar que sabem circular pela comunidade respeitando o trânsito e com consciência sobre seus direitos como pedestres. O resultado das atividades realizadas ao longo deste ano no projeto “A Caminho da Escola”, criado pelo Centro de Comunicação e Educação para o Trânsito (CCE) da CET-Rio, resultou numa exposição que foi aberta nesta terça-feira. O projeto foi levado para o colégio pela equipe da UPP Social, programa coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) em parceria com o ONU-Habitat, e teve parceria do Centro de Criação de Imagem Popular – CECIP. A mostra fotográfica reúne imagens de aulas e workshops que as crianças participaram durante o projeto.

 

 

 

O trabalho de educação e conscientização começou a ser desenvolvido no colégio, em março, com os alunos de 6 anos de idade, do primeiro ano do ensino fundamental. Entre as tarefas executadas, a que mais se destacou foi uma visita à fábrica de placas da CET-Rio, onde os estudantes puderam confeccionar um painel de sinalização, que no Dia Nacional de Prevenção à Acidentes de Trânsito foi fixado na Avenida Itaoca, onde fica a escola.

 

 

 

A equipe da UPP Social colaborou no projeto fazendo um levantamento, não estatístico, mas qualitativo, que identificou o que os alunos consideravam perigoso no trânsito próximo da escola.

 

 

 

– As crianças apontaram que não havia sinal, nem quebra-molas, falaram da velocidade das motos e também da presença de carros sobre as calçadas. Nós conversamos com alguns pais e eles também identificaram os mesmos problemas – disse a gestora da UPP Social na região, Rosane Fratane de Oliveira. Ainda de acordo com ela, depois destas constatações e de conversas com a CET-Rio, já ficou definida a colocação de um sinal e a realização de estudos de viabilidade para a instalação de quebra-molas, nas imediações do colégio.

 

 

 

Formando cidadãos

A ação também colabora para o sentimento de pertencimento do espaço público. Foi o que destacou o diretor do CCE da CET-Rio, Mauro Cezar Ferreira.

 

– Além de ensinar as crianças sobre as leis de trânsito, o nosso trabalho também busca reforçar a identidade para que elas também cuidem das vias, transformando, assim, o espaço em um lugar mais humano – disse ele.

 

 

O programa “A Caminho da Escola” também tem o objetivo de revelar a percepção das crianças e fazê-las ter consciência dos riscos que muitas vezes correm do caminho de casa até a escola, e vice-versa. De acordo com a coordenadora do projeto “Criança Pequena em Foco”, organizado pelo CECIP, Moana Nan de Beuque, as crianças conhecem bem o local onde moram e por isso, os problemas de trânsito que foram levantados partiu delas, o que culminou também na necessidade da placa que foi fixada na Avenida Itaoca.

 

 

A parceria da UPP Social com o CECIP no projeto “Criança Pequena em Foco” vem funcionando desde 2012 e tem por objetivo gerar e divulgar informações que mostrem o ponto de vista das crianças sobre a comunidade onde moram, para que elas possam servir como norte para planejadores das políticas públicas naquelas áreas. Além do Complexo do Alemão, o Chapéu-Mangueira/Babilônia e o Santa Marta também já receberam atividades. A UPP Social facilitou a entrada do projeto nas comunidades através do mapeamento das instituições e das iniciativas que trabalham com crianças em cada uma das localidades.