Início Plantão Barra Crime ambiental na Barra

Crime ambiental na Barra

Por Eduardo Tavares*

repórter especial AIB 

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente, realizou, na quinta-feira, uma operação na Barra da Tijuca. Fiscais e técnicos vistoriaram condomínios que estavam despejando esgoto na Lagoa de Marapendi. Entre eles, o Pedra de Itaúna, que foi autuado em razão de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estar operando apenas com metade da capacidade exigida.

A ação foi comandada por equipes da Superintendência Regional da Baía de Guanabara, da Gerência da Barra, técnicos da Coordenadoria de Fiscalização, analistas da Gerência de Licenciamento, Saneamento e Resíduos, além de contar com o apoio de técnicos da Gerência de Laboratórios do Inea.

Ao chegarem ao condomínio Pedra de Itaúna, os técnicos do Inea levaram aproximadamente 50 minutos para serem atendidos. A equipe verificou que dois dos quatro sopradores (que promovem a aeração do esgoto) da ETE não estavam funcionando. Funcionários do condomínio alegaram que o equipamento havia queimado no último sábado.

Foi lavrado auto de constatação baseado na Lei 3467/00 (artigo 87), que define sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente. Os fiscais também emitiram notificação para que o Pedra de Itaúna volte a atender aos parâmetros da licença de operação e promova os devidos reparos ou substitua os sopradores da ETE até a próxima segunda-feira. Caso contrário, receberão multa, cujo valor pode variar entre R$ 300 e 2 milhões.

Durante a vistoria, também foram coletadas amostras de efluentes dos condomínios Pontões da Barra, Barra Sul e Pedra de Itaúna. O material já está sendo analisado pelo Inea e o resultado completo sairá na próxima terça-feira.

No caso do Pedra de Itaúna, o resultado já liberado da análise de Surfactante MBAS, vulgarmente conhecida como análise de detergente, apontou índice acima do padrão. Foram encontrados 3mg/l, quando o estabelecido como limite pela Norma Técnica 202 é de 2mg/l. O restante das análises também ficarão prontas na terça-feira. Caso sejam constatadas infrações por poluição, os condomínios serão autuados e multados.

 

Fonte: INEA