Início Plantão Barra Crimes ambientais nas lagoas da Barra da Tijuca

Crimes ambientais nas lagoas da Barra da Tijuca

Neste último sábado (29/8) soldados do Batalhão da Policia Florestal retornaram a Lagoa da Tijuca e ao Canal de Marapendí  para reprimir os crimes ambientais que vem ocorrendo na região. Durante a operação noturna, os policiais desmontaram um acampamento na beira do canal onde haviam nove pessoas fazendo um churrasco e com várias tarrafas. A lona que cobria o acampamento estava localizada nas margens do canal próximo ao Shopping Downtown, ao lado do viaduto que separa a Av. das Américas da Av. Armando Lombardi. 
 
De acordo com o Biólogo Marcello Mello que acompanhava o grupamento, pescadores e caçadores costumam acampar sempre no mesmo local, e que nesta mesma área já foram encontrados restos de capivaras, pássaros e peixes abatidos além do lixo proveniente dos churrascos que ali são feitos. Ele acredita que as operações realizadas pelo Batalhão (BPFMA) vão reduzir significativamente os crimes de caça na Barra da Tijuca e alerta que a Prefeitura esta fazendo muito pouco pelos animais da região agradecendo o Comando do BPFMA do Estado pela presença nas lagoas.
 
Estas ações tiveram início no começo do mês graças a uma solicitação feita pelas Associações das Ilhas da Barra (Ilha Primeira e Ilha da Gigoia) para o comando do Batalhão em São Gonçalo que mesmo com um contingente muito baixo de soldados que atendem o Estado do Rio de Janeiro inteiro, conseguiu equacionar as ações e atender a região.

Fonte: Adriana Mello