Início Plantão Rio Cristo ganhará iluminação LED

Cristo ganhará iluminação LED

O projeto, uma parceria entre a Arquidiocese do Rio, Prefeitura do Rio e Osram, prevê a instalação de 300 projetores e terá assinatura do lighting designer Peter Gasper

O Rio de Janeiro vai brilhar diferente em 2011: o monumento ao Cristo Redentor, identidade da cidade e maravilha do mundo, faz 80 anos e ganhará nova iluminação com a instalação de 300 projetores de LED. O projeto, formalizado nesta terça-feira, dia 14/12, é fruto da parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Prefeitura do Rio de Janeiro e a Osram. O trabalho deverá ser concluído em três meses.   

Com a aprovação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, por meio da Rioluz, o novo projeto permitirá a utilização de milhares de cores, o controle da intensidade de luz, da velocidade e também do direcionamento de cada projetor. Além de moderna, a iluminação vai ter a assinatura do lighting designer Peter Gasper, com experiência de cenografia na TV, teatro, cinema e diversos shows, como também de projetos, a exemplo das obras de Niemeyer, em Brasília (Distrito Federal) e o Sambódromo, no Rio.  

O projeto inclui ainda a reforma de todo o conjunto elétrico ao redor da estátua, o que contempla a troca do sistema de luz do estacionamento, escada de acesso e elevadores, além dos geradores e subestação de energia. Toda a execução do projeto será acompanhada pela Rioluz, assim como a manutenção do sistema que, mais tarde, ficará sob a responsabilidade de empresa municipal.

Mas o monumento ao Cristo Redentor não vai apenas receber mais brilho. A proposta no novo projeto está dentro dos padrões de sustentabilidade. Com relação à inovação, a utilização de LED é extremamente eficiente com economia no consumo de energia, menor emissão de infra-vermelho, além de não conter metais pesados em sua composição.

Outro ponto importante é que o calor gerado, muito baixo, principalmente quando comparado à solução de iluminação atual da obra, é jogado para a parte posterior do refletor. Os LEDs também preservam as mariposas e demais insetos que voam em direção à luz.

O projeto permite ainda uma fácil gestão remota. A programação e o acionamento das cenas poderão ser realizados via internet, por tablets ou até mesmo de um celular. Além disso, o sistema é inteligente e, caso haja falta de luz, o gerador é acionado e mantém as cenas funcionando conforme a programação estabelecida.

 “A nova iluminação do monumento ao Cristo é um presente para a cidade, para os católicos e não católicos”, comemora o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a nova iluminação destacará ainda mais a beleza da cidade. "Agora, com a parceria da Arquidiocese, podemos cumprir a promessa de encher os olhos do morador e do visitante do Rio com uma iluminação feita especialmente para realçar a beleza daquele que é um dos símbolos da nossa cidade, o Cristo Redentor, no seu aniversário de 80 anos", lembrou o prefeito.

Segundo o presidente da Osram no Brasil, Roger Michaelis, esse será um dos trabalhos de peso que a companhia desenvolverá em 2011. “O monumento do Cristo Redentor é, sem dúvida, o mais emblemático do país, consequentemente, a realização deste projeto exige muita responsabilidade”, afirma Michaelis.

Fonte: Conservação e Serviços Públicos