Início Plantão Rio Cristo Redentor fica bicolor em prol de campanha de Hepatite C

Cristo Redentor fica bicolor em prol de campanha de Hepatite C

 

 

No dia Internacional da Hepatite C, 19 de maio, a ação nomeada de “Prêmio Amigos do Cristo Redentor” reuniu aos pés do monumento cerca de 100 pessoas entre homenageados, convidados, voluntários e visitantes. A ação idealizada pela Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, em parceria com o Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tomou frente de uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da Hepatite C, homenageando personalidades brasileiras que, de alguma forma, prestaram serviços em prol da saúde contribuindo para a divulgação e combate de doenças no Brasil.

 
A premiação agraciou pessoalmente nomes como Murilo Ferreira – Vale S.A, Adriano Treve – Laboratório Roche, Walter Torre Junior – Grupo W Torre, Dr. Flair Carrilho – médico Hepato, além de representantes dos demais homenageados: Rotary Internacional, Banco Bradesco, Petrobras, Odebrecht, Cirurgião Dr. Ivo Pitanguy e Dr. Dráuzio Varella, Grupo Monteiro Aranha, Croncremat, Laboratório Merck Indústria Farmacêutica, Laboratório Janssen, O Estado de S. Paulo, Jornal Folha de S. Paulo e Rede Globo de Televisão.

 
O evento ainda contou com a participação da atriz Gisele Fraga, que fez questão de representar a classe artística nesta ação, vestindo a camisa e reforçando a importância da conscientização para diagnóstico da doença. Após a cerimônia de premiação, o Cristo Redentor foi iluminado em amarelo e vermelho, cores que representam a doença.

 
Na ocasião, as ONGs envolvidas ainda criaram uma petição mundial, que deverá percorrer o mundo por intermédio de várias Organizações de combate à Hepatite, inclusive nas redes sociais. O objetivo é chamar a atenção dos líderes mundiais para o combate à doença, começando pelos diagnósticos dos casos. O documento que foi batizado de Petição Mundial da Hepatite C será entregue a cada um dos principais chefes de estado do mundo. 

 
No domingo, 20 de maio, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite, mais uma vez, subiu ao Cristo Redentor em prol da campanha para realizar a ação de testagem de Hepatite C. Todos os visitantes puderam fazer os testes, gratuitamente, e obter o resultado em até quatro minutos. Para os diagnósticos positivos, a equipe de atendimento oferecia a orientação adequada.

 

O especialista em Hepatologia, Dr. Flair Carrilho, explica que é muito importante fazer o teste porque a doença é silenciosa, pois acomete o fígado, órgão que, por não possuir terminações nervosas, não apresenta a dor que nos alerta para que há algo de errado no corpo. Por isso a importância de se ter o diagnóstico precoce, os sintomas da doença só aparecem quando se está em um grau muito avançado.

 
Humberto Silva, presidente da A.B.P.H. explica que durante muito tempo a falta de informação e de perspectiva de cura para a hepatite C criou alguns tabus em torno da doença, levando muitos de seus portadores a esconder o problema. Felizmente, o cenário para combater a doença dá sinais de mudanças, com o intuito de acabar com mitos que a circundam e mostrar a importância do diagnóstico precoce.

 
Nesta semana, em todo o País e em diversas partes do mundo ocorrerão atos de manifestação, conscientização contra o vírus. A hepatite C é transmitida pelo vírus HCV através do contato com sangue contaminado. As formas mais comuns de contágio são o uso de drogas com agulhas e seringas compartilhadas e manipulação com material contaminado que corte ou fure a pele, como lâminas, bisturis, alicates e agulhas. Considerada uma doença silenciosa, já que raramente apresenta sintomas, ela pode evoluir para casos graves como cirrose ou câncer, sem que o paciente perceba o alto risco para sua saúde.

 
Serviço
As testagens gratuitas de HCV ocorrerão até sábado (26/05) das 8h00 às 17h00, nos seguintes endereços:

CTA – Madureira Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro – Av. Ministro Edgar Romero, 276-B Madureira, Rio de Janeiro
CTA – Hospital Escola São Francisco de Assis – Av. Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova, Rio de Janeiro
CTA – Hospital Municipal Rocha Maia – Rua General Severiano, 91 Botafogo, Rio de Janeiro

 

Fonte: Máquina Relações