Início Plantão Rio Cultura lança edital para seleção de iniciativas de incentivo à leitura na...

Cultura lança edital para seleção de iniciativas de incentivo à leitura na cidade

incentivo-a-leituraA Secretaria Municipal de Cultura lança nesta sexta-feira (1/11) o edital para seleção e premiação de Pontos de Leitura no município do Rio de Janeiro. Os Pontos de Leitura são iniciativas comunitárias que fomentam a prática leitora e contribuem para a descentralização do acesso gratuito a livros e outros suportes. Serão selecionadas 16 iniciativas. As entidades reconhecidas como Pontos de Leitura recebem o prêmio de R$ 20 mil, desembolsados em parcela única. A utilização dos recursos potencializa as ações dos projetos selecionados. A verba pode ser utilizada em aquisição de acervo, apoio a atividades socioculturais, compra de materiais de guarda e transporte, além de investimento em reforma e instalações.

 

 

Podem se tornar Pontos de Leitura pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos (como associações, sindicatos, cooperativas e fundações privadas, entre outros) sediadas e/ou com filial no município do Rio de Janeiro. Todos os proponentes devem comprovar existência e atuação na área cultural há no mínimo um ano.

 

O Edital faz parte do Programa Cultura Viva – Cultura, Educação e Cidadania, criado pelo Ministério da Cultura para reconhecer iniciativas já desenvolvidas pela sociedade civil e fomentar a diversidade cultural brasileira a partir dos princípios do protagonismo social, da autonomia e do empoderamento. A seleção é fruto de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o MinC.

 

As inscrições ficam abertas até o dia 15 de dezembro. Elas são feitas por meio de formulários, que devem ser impressos, preenchidos pelos proponentes e remetidos ou entregues na SMC.

 

O edital ficará disponível no site da SMC (www.rio.rj.gov.br/smc).