Início Plantão Rio Cúpula dos povos discute justiça ambiental e social

Cúpula dos povos discute justiça ambiental e social

 

Discussões sobre justiça ambiental e social tem, até este sábado (23/06), o Aterro do Flamengo como endereço oficial na Rio+20. Na Cúpula dos Povos, os visitantes de todas as nacionalidades podem conferir palestras, debates e projetos sustentáveis. Nas tendas do Territórios do Futuro, todos são convidados a participar de oficinas sobre diversos temas relacionados à preservação do meio ambiente e visitar exposições.

Na tenda Maninha Xucuru, integrantes da Federação de Bandeirantes de todos os estados do Brasil se reuniram para oficinas de contação de histórias baseadas na Carta da Terra. Coordenadora de grupos de crianças do Pará, Marília Muniz, de 23 anos, fez a sua versão da carta baseada na realidade amazônica.

– Estamos falando sobre o direito das crianças e apresentei a minha realidade para quem está aqui. Falei de palafitas, de canoas. Também estamos apresentando nossos projetos, como o de combate à fome, de prevenção de doenças – afirmou Marília.

Também no Territórios do Futuro, a exposição Caixa Preta do Cerrado apresenta informações que não são muito divulgadas sobre a devastação da vegetação. Mostra aos visitantes as causas do desmatamento, como pecuária e monoculturas. Por isso, o chão da instalação é coberto por soja.

– Aqui do lado de fora temos fotos das belezas do Cerrado que ainda estão vivas, que estão de pé, a Chapada dos Viadeiros, os frutos – disse Maiti Mattoso, monitora da exposição.

Vik Muniz

O Projeto Paisagem, de Vik Muniz, foi concluído nesta sexta-feira (22/06). A montagem com a imagem da Baía de Guanabara com o Pão de Açúcar feito com material reciclável levado pelos visitantes foi concluída ao meio-dia desta sexta-feira (22/06). O trabalho do artista conta com latas de alumínio, garrafas PET e de material de limpeza, tampinhas e muito mais. A agente de viagens Renata Iglesias, de 40 anos, levou os filhos, Tiago, de 6, e Pedro, de 4, para colocar garrafinhas de água na instalação.

– Acho importante eles participarem da Rio + 20, mesmo sendo novinhos. A escola deles já tem essa preocupação com a reciclagem e esse projeto é tão legal, eles olharem no que o lixo pode se transformar – afirmou.

Recorde

Com oferta de negócios sustentáveis para micro e pequenos empresários, a Feira do Empreendedor Verde do Sebrae superou a expectativa de visitação dos organizadores. Do dia 15 até esta sexta-feira, mais de 22.800 pessoas visitaram o estande. O recorde foi registrado no último domingo, com 8.600 pessoas. A instalação na Cúpula dos Povos é uma versão da feira realizada todos os anos em diversos estados do país.

Os empreendedores podem conferir 24 possibilidades de negócios, como madeira e telhas ecológicas, paisagismo que só usa produtos orgânicos, e confecções com tecidos sustentáveis. O Sebrae também apresenta 20 ideias de negócios verdes.

Fonte: Governo do Rio