Um show de criatividade. Assim pode ser definida a mostra de trabalhos dos alunos do curso de empreendedorismo no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizado na Av. Niemeyer, 776, Rocinha. Na mostra, estão sendo expostos trabalhos de artesanatos, alimentação, estética, vestuários, bijuterias. Todos confeccionados pelos alunos.
Voltado para comunidade de baixa renda, o curso busca atender àqueles que tenham interesse em se tornar trabalhadores autônomos. Durante sua realização é oferecido aos participantes noções de economia solidária, consideradas importantes ferramentas para o cooperativismo e associativismo, além abordar temas relacionados ao cotidiano. O curso também trabalha com conceito de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Para Elenita Vila Coutinha Filha, coordenadora, esse é um diferencial importante.
– Trabalhando com estes conceitos, podemos dizer com certeza que estamos um passo adiante. Além disso, procuramos incentivá-los ao desenvolvimento local para que possam gerar empregos na comunidade em que moram – afirmou.
Leomar de Castro e Gisele Campos, que acabaram de concluir o curso, consideram fundamental a orientação que receberam durante as aulas.
– Antes nós não tínhamos idéia de como gerir nosso próprio negócio e obter lucro, e aí tivemos muito prejuízo. Agora, já sabemos como montar e administrar nosso empreendimento e, o mais importante, com a visão ecológica que aprendemos nas aulas – ressaltou Leomar.
Fonte: Secretaria Municipal de Assistencia Social