Início Plantão Barra Curso Dependência Química e Modelos de Tratamento

Curso Dependência Química e Modelos de Tratamento

Volta às aulas. Um período que o cuidado com o uso de drogas entre os adolescentes e jovens dever ser redobrado. A prevenção é o melhor remédio. A coordenadora do Núcleo Integrado da Barra, a psicóloga Ana Café explica como é importante este trabalho de alertar e conscientizar os jovens nas escolas e também os pais.A psicóloga realiza palestras e cursos educacionais em escolas, empresas e também com familiares (pais) com o objetivo de conscientização e prevenção.

O Núcleo Integrado da Barra  promove curso sobre Dependência Química e Modelos de Tratamento.
As abordagens serão sobre: introdução a dependência química, principais sinais e sintomas, uso/abuso e dependência, progressão da doença, personalidade adicta, modelos de tratamento, prevenção da recaída. O psicólogo José Cássio Fernandes, que é coordenador do Ambulatório de Tratamento da DQ do Núcleo e a psicóloga Ana Café, especializada no Tratamento e Prevenção da Dependência Química ministrarão o curso. Mais informações e inscrições pelo telefone 21 3553-6442 ou 7860-5028.

O Nucleo Integrado de Psicologia é  um centro de tratamento e prevenção que compreende o problema da dependência química (álcool e drogas) como uma doença na qual existe uma perda significativa na qualidade de vida do dependente e de seus familiares. 

A psicóloga Ana Café Especializada na Prevenção e Tratamento da Dependência Química estruturou um modelo de abordagem e tratamento no qual a meta principal é a reedução da demanda por drogas, seja pelo usuário, abusador ou o dependente no qual a doença já está instalada.

“As drogas representam um risco à nossa sociedade, aos nossos jovens, ao conceito de família e à cidadania seja através das violências na sociedade, no trânsito ou das perdas relacionais que o usuário vivência. É importante entender que o tratamento de uma doença emocional e comportamental deve anteceder as perdas decorrentes da instalação de um quadro de Dependência Química.

Por isso é tão importante oferecermos um tratamento focado nos pressupostos da prevenção e assim nossa equipe caminha em prol da saúde biopsicossocial de nossos clientes e seus familiares.

Currículo da Ana Café – CRP 05/20123-

– Psicóloga Clínica
– Consultora na àrea da Dependência Química, Saúde Mental da Infância e Adolescência e Qualidade de Vida;
– Especializada em Psicoterapia Breve focada no atendimento a crianças e adolescentes;
– Especializada como Agente Multiplicador de Informações Preventivas Sobre Drogas SENAD e Universidade de Santa Catarina; Alcoolismo
– Especialização no Tratamento da Dependência Química – Equipe Jorge Jaber (1995)
– Curso de Reabilitação do Paciente Mental Crônico à Comunidade – Universidade de Havana (Cuba)
– Capacitada pelo SEPDQ como Agente Multiplicador da Prevenção nas Escolas.
Site do Núcleo Integrado da Barra
http://nucleointegrado.med.br/

 

Fonte: Assessoria