Início Destaque Da festa à luta, EMY celebra o triunfo negro em rei coroado,...

Da festa à luta, EMY celebra o triunfo negro em rei coroado, primeiro single de seu álbum de estreia 

Lançada nesta sexta-feira, dia 24 de maio, a faixa “Rei coroado”, primeiro single que marca a estreia solo do cantor e produtor carioca EMY — versa sobre o triunfo negro através da festa e da luta. Entre pontos de Ogum, sintetizadores e beats eletrônicos, sob forte influência do soul e do R&B, o single narra os angustiantes últimos momentos de uma comunidade cercada por seus inimigos e evoca a presença de Ganga Zumba, primeiro líder do Quilombo de Palmares e figura não tão distante dos corpos pretos que habitam os subúrbios dos grandes centros urbanos. Embrenhando-se por passado e presente, morte e vida, o falsete luminoso de EMY desenha um realismo fantástico no qual celebração e combate marcham em uníssono. “rei coroado é festa, luta e reza”, comenta EMY: “É invocar o passado e fazer dele arma e escudo em defesa do nosso presente”. 

A faixa está sendo lançada nas principais plataformas de música e abre as portas para o primeiro álbum solo do cantor, autointitulado EMY, que chegará ao mundo no segundo semestre deste ano. rei coroado conta ainda com um clipe, lançado também no dia 24 de maio e disponibilizado no canal do YouTube de EMY. 

Sobre o vídeo de rei coroado, EMY revelou ter rodado o clipe numa sala minúscula e totalmente mergulhada no escuro, utilizando apenas closes e planos bem fechados, para

reforçar a sensação de claustrofobia e cerceamento. “Ali danço, canto, rezo, me desespero e luto”, diz o artista: “Iluminado apenas com breves intervenções de luz azul e vermelho neon, o cenário remete tanto a um espaço urbano noturno quanto às sirenes dos agentes opressores do Estado cortando o céu da cidade”. 

Além da direção, EMY também assina o roteiro do vídeo. A produção e edição ficaram a cargo de FTFT, e Gabriela Nobre atuou como assistente de produção. 

O artista 

EMY é o nome artístico de Emygdio Costa, cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista nascido no subúrbio carioca em 1986. Sua música transita entre o falsete dos cantores da música negra americana, os versos despudorados dos bailes noturnos, o pop que ecoava nas rádios adolescentes dos anos 2000, as baladas românticas de Djavan, a poeira dos sintetizadores dos anos 1980 e o apito do trem que corta a periferia da cidade. 

Ativo no cenário artístico do Rio de Janeiro desde 2010, liderou e integrou bandas como Fábrica e Sobre a Máquina e estabeleceu inúmeras parcerias com artistas como Juçara Marçal, Letrux, Lucas Vasconcellos e Cadu Tenório, além de produzir trilhas sonoras para séries de TV e cinema. 

Assista ao clipe de rei coroado com exclusividade:

 Ouça rei coroado no seu streaming favorito no link abaixo: https://tr.ee/HBbPp41_dp

FICHA TÉCNICA: 

Single rei coroado 

Composição: EMY 

Voz/sintetizadores/beat/violão/programação: EMY 

Sintetizadores: Gustavo Jobim 

Coro: Aline Martins, Nathália Abrate e Mayara Luana Voltolini 

Gravado por EMY nos Estúdios Capivara 

Gravações adicionais por Gustavo Jobim 

Produzido, mixado e masterizado por EMY

Clipe rei coroado 

Direção e roteiro: EMY 

Produção e edição: FTFT 

Assistente de produção: Gabriela Nobre 

Capa rei coroado 

Design: Maíra Ferreira 

Foto: EMY 

Fotos de divulgação: Pedro Leal 

Lançamento oficial do single e do clipe: 24/05 

LINKS: 

Instagram: https://www.instagram.com/emygdiocosta/ 

YouTube: https://www.youtube.com/@EmygdioCosta 

TikTok: https://www.tiktok.com/@emygdiocosta4 

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7B4n5iB2oxkvdaEQFUSyYR?si=5jqEnsxTRyiFVORZ8F d1hg