Início Plantão Rio Dedic faz 19 prisões em 1 mês e meio

Dedic faz 19 prisões em 1 mês e meio

A Delegacia de Dedicação Especial ao Cidadão (Dedic) foi inaugurada há cerca de um mês na Barra da Tijuca. Inovador, o projeto permite o cidadão que more na mesma circunscrição da delegacia responsável  possa fazer o registro via internet, podendo ser atendido em casa por um policial e carro disfarçado ou na própria delegacia. A mudança de filosofia foi marcante, sendo o Delegado da 16ª DP Raphael Willis o  Dedic trouxe muita agilidade : “O pronto atendimento, a mudança da escala policial e o aumento do número de policiais deu uma agilidade imensa para a Delegacia. Em um mês e meio, tivemos 19 prisões com o projeto Dedic”.

O grande sucesso do projeto foi tema da palestra realizada no Barralerta no dia 30 de março. Kleber Machado, presidente do Barralerta ,afirmou: “É um dos empreendimentos dos mais avançados e importantes para a comunidade. Os indices de violência com certeza vão diminuir”.

Na palestra, o Delegado Raphael Willis, primeiro elogiou a entidade: “O Barralerta é um parceiro de longa data”. Apresentando o Dedic para a comunidade, Willis ressaltou os pontos positivos como registro via internet: “ Como a região da Barra é grande, o cidadão ganha tempo ao fazer o registro via internet e pode optar por receber o policial em casa ou ir até a delegacia.  Fora isto, a viatura que vai na casa do cidadão é descaracterizada, dando uma enorme comodidade e segurança para o cidadão. O Dedic é muito inovador, não vi isto em nenhum país. Foi uma mudança de atendimento e mentalidade. Dois meses atrás, os policiais trabalhavam de plantão e pequena parte em expediente. Hoje 20% fica no plantão e 80% no exepdidente. Os resultados foram acima do que eu esperava” realtou o Delegado.

Números
Antes do Dedic
68 policiais , sendo 60 de plantão e 8 de expediente
3 viaturas caracterizadas
1 descaracterizada (disfarçada)
23 computadores

Hoje: 102 policiais, sendo 20 de plantão e 8 de expediente
11 descaracterizadas (vários carros de diferentes modelos e cores)
3 caracterizada
36 caracterizadas

Delegacias que implantaram o Dedic
Copacabana
Leblon
Gávea
Barra
Tijuca
Campo Grande
Icaraí

Como fazer o registro on-line
www.policiacivil.rj.gov.br. No icone Dedic

Novo Comandante do 31º BPM elogia união da comunidade

O novo comandante do 31º BPM, Antonio Couto, lembrou na época que não existia o 31º BPM, quando o projeto estava só no papel: “Eu era capitão do 18º e tenho grande satisfação de voltar como Comandante e ver o batalhão funcionando. É impossível fazer policia sem relacionamento estreito, hoje tenho o celular do Delegado, ele o meu e sempre conversamos. Em qualquer lugar do mundo existe uma policia só, aqui são duas (PM e Policia Civil), mas o ideal que fosse tudo só um processo. Mas fazemos cursos juntos. Antigamente a premiação do policial era em dinheiro. Nesta época fiz inúmeras prisões, mas nunca pedi o dinheiro, porque acredito que é minha obrigação. A premiação deveria ser pelos ilicitos”.

Sobre a escolha da Barra para o projeto Dedic, o Coronel Couto comentou : “Não foi à toa que escolheram a Barra para implantar o Dedic; Vemos sempre na região a participação da comunidade e da sociedade da Barra que sempre é atuante e envolvida”..

 

Fonte: Tatiana Couto, editora-chefe da AIB