A Subprefeitura da Zona Sul realizou neste domingo, dia 30, a demolição da passarela que ficava sobre a Rua Visconde de Pirajá, próximo ao Obelisco de Ipanema. O trabalho demorou cerca de sete horas e meia.
Os trabalhos foram iniciados com a retirada da estrutura metálica situada sobre a pista, ligando os dois lados da estrutura de concreto. A parte metálica pesava sete toneladas e precisou de um guindaste para ser removida até o chão. Em seguida, foi necessário cortá-la em três partes, para que pudesse ser colocada sobre os caminhões.
O material foi levado para um depósito da Secretaria Municipal de Obras, em Irajá, na Zona Norte da cidade. O dois trechos de concreto foram demolidos com a ajuda de um martelete hidráulico, cabendo aos agentes da Conservação a tarefa de partir os vergalhões utilizados nos pilares com maçarico.
O trabalho dos técnicos se estendeu até o final da tarde, quando foram removidos os escombros. O subprefeito Bruno Ramos afirmou que a retirada da passarela se deu por um apelo da população e ressaltou que a operação ocorreu tranquilamente.
– Tudo ocorreu sem maiores transtornos e incidentes para a população. E, pelo número de pessoas que vieram assistir e aplaudir a demolição, acredito que a Prefeitura tomou a decisão correta – afirmou o subprefeito, que destacou ainda que a demolição em nada abala o respeito e admiração que a Prefeitura tem pelo arquiteto Paulo Casé, que projetou a obra.
Além da Subprefeitura da Zona Sul, a demolição contou com cerca de 60 agentes da Secretaria de Obras, 17 homens da Comlurb, 15 guardas municipais, dez agentes da Defesa Civil, oito do Grupamento Especial de Trânsito e seis da CET-Rio.
Fonte: Prefeitura do Rio