Início Plantão Barra Demolição de prédio irregular em Rio das Pedras

Demolição de prédio irregular em Rio das Pedras

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), após remover 11 famílias (38 pessoas) que ocupavam irregularmente 11 quitinetes, demoliu um prédio de seis andares construído irregularmente na Estrada de Jacarepaguá, 5.411, Rio das Pedras. O construtor foi notificado desde maio, mas não acatou determinação da Prefeitura de suspender as obras. Além de não ter autorização, o prédio foi construído em área pública.

Equipes da Light encontraram gatos de luz no local. Das 11 famílias, sete eram "proprietárias" dos imóveis e quatro pagavam R$ 300 de aluguel. Cada laje, composta de três quitinetes, era vendida por R$ 25 mil, segundo informaram moradores. O secretário especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem esteve no local acompanhando a operação.

– Esse terreno, uma concessão da Prefeitura para uma casa de moradia, foi usado de maneira indevida. A casa que existia aqui virou um prédio de seis andares. Trata-se de mais uma obra sem compromisso com a segurança e a legalidade. É mais uma aberração urbanística para especulação imobiliária na região – afirmou Bethlem.

O secretário disse ainda que a Prefeitura não permitirá um maior adensamento em comunidades carentes, como é o caso de Rio das Pedras. – Quem paga por essas construções irregulares é a população. Além da falta de segurança de morar em um prédio irregular, os moradores da região terão serviços básicos, como a coleta de lixo e o abastecimento de água, por exemplo, comprometidos.

Cerca de 100 pessoas participaram da ação que começou por volta das 6h desta quarta-feira (09/09): agentes da Seop, equipe da Secretaria Municipal de Obras, garis da Comlurb, guardas municipais, com apoio de policiais militares. A demolição será manual e deve durar 15 dias.
 

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura do Rio