Unificar o discurso da classe pesqueira do Estado do Rio de Janeiro para fortalecer as reivindicações dos trabalhadores do setor foi uma das prioridades defendidas pelo presidente da Comissão Especial de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Sabino (PSC), durante a abertura da 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, que teve com tema a "Consolidação de uma política de estado para o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca". O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape), foi realizado nesta quarta-feira (30/09), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília. De acordo com o parlamentar, é importante lutar por políticas públicas para melhorar a vida dos trabalhadores envolvidos com a pesca.
– Estou aqui buscando espaço para que pescadores, aquicultores, empresários e envolvidos com o assunto, possam discutir uma política de estado de desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca no Brasil, disse Sabino.
Ainda de acordo com o deputado, as diretrizes definidas pelos participantes nos três dias do encontro irão subsidiar as políticas e ações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pelos próximos anos.
– É um setor importante para a economia do nosso País. Estou lutando para criação de um entreposto de pesca na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, que, concluído, será o maior do Brasil. Isto é fundamental para que o Rio de Janeiro se torne um dos principais centros da atividade pesqueira do País, ressaltou Sabino. No Brasil, a pesca e aquicultura movimentam R$ 3 bilhões por ano com uma produção em torno de 1,1 milhão de toneladas e aproximadamente 3 milhões de trabalhadores. Até 2011, a expectativa é de que o setor arrecade cerca de R$ 5 bilhões com uma produção média em torno de 1,4 milhão de toneladas e 5 milhões de trabalhadores.
Participaram também da abertura da 3ª Conferência Nacional da Aquicultura e Pesca, a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Altemir Gregolin. A conferência foi precedida pelas conferências regionais, organizadas em todos os estados durante o mês de julho e que contaram com a ampla participação dos representantes de pescadores, aquicultores e empresários da pesca. O evento acontece até sexta-feira (02/10).
Fonte: Alerj