Na próxima quarta-feira (07/10), a Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio criada para apurar o pedido de reintegração de posse de áreas próximas às torres de transmissão de energia da subestação da Ampla em Alcântara, São Gonçalo, que tomou posse nesta quarta-feira (30/09), fará, às 10h, uma visita ao município da Região Metropolitana do Rio. De acordo com a presidente da comissão, deputada Graça Matos (PMDB), a ida servirá para os parlamentares conhecerem melhor a história de cada ocupação.
– A Ampla considera os moradores invasores. Então, vamos nos reunir com o presidente da concessionária e, visitar essas áreas para `devolvermos` o direito de posse para as pessoas que possuem suas escrituras. Até mesmo quem estiver de maneira ilegal terá o seu caso estudado e será defendido, já que muitos estão no local há bastante tempo e também pagam seus impostos, relatou Graça.
A legalização das terras em defesa dos moradores que ocupam áreas próximas às linhas de transmissão da empresa de energia elétrica será um dos principais objetivos da nova comissão, que já elegeu seus vice-presidente e relator, respectivamente, os deputados Aparecida Gama (PMDB) e Alessandro Calazans (PMN). Os demais membros do colegiado são os deputados Cidinha Campos (PDT) e João Pedro (DEM). Além da visita, a peemedebista Graça Matos também informou que irá marcar um encontro com o presidente da Ampla, Cristián Eduardo Fierro Montes, e com as associações de moradores locais para discutir o assunto. "É um tema que interessa muita gente. Só no terreno do Laranjal existem 1.000 casas", apontou a presidente da comissão.
Fonte: Alerj